O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO O RELATO DAS EXPERIÊNCIAS FLORESCIDAS DURANTE O PROCESSO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, EM DIALOGO COM O REFERENCIAL TEÓRICO SOBRE O TEMA, TENDO COMO CAMPO DE ESTÁGIO UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE QUIXERAMOBIM-CE. AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS ENVOLVERAM PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM FOCO NAS TEMÁTICAS DE IDENTIDADE, SUBJETIVIDADE, REPRESENTAÇÃO CULTURAL, GÊNERO, RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS, DENTRE OUTROS TEMAS PROPOSTOS NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS. AS AÇÕES ACONTECERAM A PARTIR DE OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS SOBRE A REALIDADE DO CAMPO DE ESTÁGIO, E ELABORAÇÃO DE PLANO DE TRABALHO LÚDICO, QUE APRESENTAVA UM CONJUNTO DE INTERVENÇÕES DIDÁTICAS A SEREM DESENVOLVIDAS COM AS CRIANÇAS DA FAIXA ETÁRIA DE 5 ANOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MARIA DO SOCORRO COELHO BENÍCIO. ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS, CONSULTA AO PPP E DIÁRIO DE CAMPO, FOI DESENVOLVIDO UM DIAGNÓSTICO SOBRE A REALIDADE DA INSTITUIÇÃO, PARA AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO JUNTO AS CRIANÇAS. DURANTE A CRIAÇÃO E EXECUÇÃO DO PROJETO INTITULADO “O MUNDO MÁGICO DA DIVERSIDADE” BUSCAMOS A OPERACIONALIZAÇÃO DE METODOLOGIAS LÚDICAS E ÁUDIO VISUAIS. ATRAVÉS DA TRAJETÓRIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E DA REALIZAÇÃO DO PROJETO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR PEQUENAS MUDANÇAS DE POSTURA E RESSIGNIFICAÇÃO DO UNIVERSO INFANTIL, E O DESAFIO QUE O EDUCADOR CONTEMPORÂNEO APRESENTA NA CONSTRUÇÃO DE DIMENSÕES TEÓRICAS E METODOLÓGICAS AO LONGO DO SEU PROCESSO DE FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL QUE SEJAM SUFICIENTEMENTE CAPAZES DE RESSIGNIFICAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, COM VISTAS A UMA EDUCAÇÃO DESCOLONIZADORA, EMANCIPATÓRIA E LIBERTADORA.