ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA REALIZADA PELO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC) DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ (UEPA), QUAL TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS, ARTICULANDO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA AOS PRECEITOS DOS ESTUDOS CULTURAIS DOS SURDOS E VISANDO REFLETIR SOBRE SUAS AÇÕES DENTRO DE SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS INCLUSOS. NESSA PERSPECTIVA INCLUSIVA, AS ESCOLAS DEVEM RECEBER A TODOS, SEJA ESTE COM OU SEM DEFICIÊNCIA E SE AJUSTAR AS NECESSIDADES DE CADA ALUNO RESPEITANDO SUAS ESPECIFICIDADES. A PESQUISA SE DEU INCIALMENTE, PELO LEVANTAMENTO DO REFERENCIAL TEÓRICO PARA SUBSIDIAR A EXPLORAÇÃO, E DE PESQUISAS DE CAMPO DE CUNHO QUALITATIVO REALIZADA EM UMA ESCOLA INCLUSIVA NO MUNICÍPIO DE MOJU, ESTADO DO PARÁ. OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE MINISTRAM SUAS AULAS EM SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS INCLUSOS. A COLETA DE DADOS, FOI REALIZADA ATRAVÉS DE OBSERVAÇÃO E POR MEIO DE QUESTIONÁRIO DIRECIONADO PARA O PROFESSOR. ASSIM, ESTAS SÃO AS PRINCIPAIS METODOLOGIAS ABORDADAS NA PESQUISA PARA QUE HOUVESSE A IDENTIFICAÇÃO E ANÁLISE DAS PRÁTICAS DOCENTES DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA COM ALUNOS SURDOS INCLUSOS NO MUNICÍPIO DE MOJU.