O PRESENTE ESTUDO ABORDA OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS (ENF) DE ENSINO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS POTENCIALIDADES. CONSIDERA-SE, NESTE ESTUDO, OS ENF COMO LOCAIS EXTERNOS E NÃO PERTENCENTES AO ESTABELECIMENTO DE ENSINO, INSTITUCIONALIZADOS OU NÃO. OBJETIVAMOS PROBLEMATIZAR COMO OS PROFESSORES E ALUNOS DAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL TÊM PERCEBIDO E UTILIZADO OS ENF DE ENSINO DISPONÍVEIS. TRATA-SE DE PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, COM CARÁTER DESCRITIVO E EXPLORATÓRIO. TEM SIDO REALIZADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PERTENCENTE À CIDADE DE LAJEADO/RS. OS INSTRUMENTOS PARA A GERAÇÃO DOS DADOS SÃO OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS DE AULAS DAS TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA PARTICIPANTE. OS REGISTROS PROVENIENTES DAS OBSERVAÇÕES COMPÕEM O DIÁRIO DE CAMPO DOS PESQUISADORES. ALÉM DISSO, FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS COM OS PROFESSORES PARTICIPANTES DO ESTUDO. OS DADOS ESTÃO SENDO ANALISADOS POR MEIO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS APRESENTADOS, ATÉ O PRESENTE MOMENTO, CONSIDERANDO QUE A PESQUISA ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO, EVIDENCIAM QUE HÁ FRAGILIDADES SOBRE A DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS E USO DOS ENF, POIS OS PROFESSORES DESCONHECEM O SIGNIFICADO E POTENCIALIDADES DESTES. OS MOTIVOS PELA POUCA PRÁTICA NOS ENF PERPASSAM POR RECURSOS FINANCEIROS E TURMAS NUMEROSAS, SEGUNDO AS PROFESSORAS. EXPLORAR OS ESPAÇOS EXTERNOS É IMPORTANTE, POIS O PROFESSOR CONSEGUE MOSTRAR NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINAR E APRENDER, DESPERTAR A CURIOSIDADE E O ESPÍRITO INVESTIGATIVO, POTENCIALIZANDO A AÇÃO PEDAGÓGICA. ENTENDE-SE SER FUNDAMENTAL PESQUISAS E DISCUSSÕES SOBRE ENF NAS ESCOLAS, POSSIBILITANDO UM REPENSAR DO ENSINO E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS.