Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUTAS SIMBÓLICAS ENTRE AS LIDERANÇAS DE ENFERMAGEM RELIGIOSAS E LAICA NO INTERIOR DE UMA CASA DE CARIDADE DO INTERIOR DA ZONA DA MATA MINEIRA ENTRE 1977 E 1988.

Palavra-chaves: LUTA SIMBÓLICA, HISTÓRIA DA ENFERMAGEM, IRMÃS RELIGIOSAS Comunicação Oral (CO) GT 03 - História da Educação Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO HISTÓRICO-SOCIAL, CUJO OBJETO DE ESTUDO É AS LUTAS SIMBÓLICAS ENTRE AS LIDERANÇAS DE ENFERMAGEM RELIGIOSAS E NÃO RELIGIOSA DE UMA CASA DE CARIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. O RECORTE TEMPORAL COMPREENDE O PERÍODO DE 1977 A 1987. OS OBJETIVOS SÃO: DESCREVER O CONTEXTO EM QUE SE DEU A CONTRATAÇÃO DA PRIMEIRA ENFERMEIRA NÃO RELIGIOSA DA CASA DE CARIDADE; ANALISAR AS ESTRATÉGIAS DAS LIDERANÇAS DE ENFERMAGEM NA DISPUTA PELO PODER DE ANUNCIAR O DISCURSO AUTORIZADO NA CASA DE CARIDADE; E DISCUTIR OS EFEITOS SIMBÓLICOS DAS LUTAS CONCORRENCIAIS ENTRE OS AGENTES DE ENFERMAGEM ENVOLVIDOS, POR UMA MELHOR POSIÇÃO NAQUELE ESPAÇO SOCIAL. AS FONTES PRIMÁRIAS INCLUÍRAM DOCUMENTOS ESCRITOS, ICONOGRÁFICOS E DEPOIMENTOS ORAIS. AS FONTES SECUNDÁRIAS SE CONSTITUÍRAM DE LIVROS, DISSERTAÇÕES E TESES COM VERSEM SOBRE A HISTÓRIA DA ENFERMAGEM E HISTÓRIA DO BRASIL, ALÉM DE ARTIGOS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS. O ESTUDO SERVIU COMO UM ESTÍMULO À PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA DOS AGENTES E INSTITUIÇÕES E AO ESTUDO HISTÓRICO DE OUTRAS LUTAS SIMBÓLICAS QUE PODERÃO, SIGNIFICATIVAMENTE, OFERECER SUBSÍDIOS PARA COMPARAÇÕES, A FIM DE SE TRAÇAR UM PERFIL DE DESENVOLVIMENTO DA ENFERMAGEM NO ESTADO DE MINAS GERAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.