BARBOSA, Jailma Do Ramo. Literatura no ensino médio: a relação teoria e prática. Anais V ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/6009>. Acesso em: 23/12/2024 03:16
LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: A RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA Jailma do Ramo BARBOSA (UEPB)jailmabarbosa_20@hotmail.com Prof.ª Dr.ª Kalina Naro GUIMARÃES (DLA/UEPB)kalinaro@gmail.comResumo: Este trabalho tem o objetivo de discutir as práticas de leitura literária no ensino Médio, a partir da vivência numa escola da rede pública, de Campina Grande. Mediante uma pesquisa etnográfica, buscamos comparar as teorias sobre o ensino da literatura estudadas no Estágio Supervisionado III, componente oferecido pelo Departamento de Letras da UEPB, com a prática da professora monitorada nesse estágio, evidenciando as aproximações e os distanciamentos entre teoria e prática. Para embasar nossa análise, dialogamos com os documentos oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2008) e os seguintes autores: Rangel (2008), Rossi (2005), Martins (2006), Pinheiro (2006), Cosson (2009). Por fim, o artigo apresenta uma proposta para a abordagem de crônicas literárias no âmbito do Ensino Médio.Palavras-chave: Ensino da literatura. Teoria. Prática