Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO POR MEIO DA LITERATURA DE CORDEL

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESTRATÉGIAS Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60060
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4092
    "inscrito_id" => 10737
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO POR MEIO DA LITERATURA DE CORDEL"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE EDUCACIONAL QUE EXIGE ELEMENTOS VARIADOS E SIGNIFICATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA, O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXIGÊNCIA EM DIVERSIFICAR AS METODOLOGIAS TRABALHADAS EM SALA DE AULA COMO FORMA DE DESPERTAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE OS CONHECIMENTOS INTERNOS E EXTERNOS À ESCOLA E ASSIM AJUDÁ-LOS A CONSTRUIR SUAS IDENTIDADES. A PARTIR DESSE CONTEXTO A PRESENTE PESQUISA É DELINEADA EM BUSCA DE CONHECER AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS  PROFESSORES  OBJETIVANDO  MINIMIZAR  AS  DIFICULDADES  NA  ASSIMILAÇÃO  DOS CONTEÚDOS E TORNAR ESSES ALUNOS CIDADÃOS LETRADOS. À LUZ DE SOARES (1988), NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O  QUE  AS  PESSOAS  FAZEM  COM  AS  HABILIDADES  DE  LEITURA  E  DE  ESCRITA,  EM  UM  CONTEXTO ESPECÍFICO, E COMO ESSAS HABILIDADES SE RELACIONAM COM AS NECESSIDADES, VALORES E PRÁTICAS SOCIAIS E NÃO QUE SAIBAM APENAS DECODIFICAR TEXTOS. E, PARA CONSOLIDAR AS LINHAS DE PENSAMENTOS ACERCA DAS POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LEVEM AO LETRAMENTO, CONSULTAMOS DAYRELL (1996), FREIRE (1982), ENTRE OUTROS. AS ANÁLISES  MOSTRARAM  QUE  ENTRE  AS  DIVERSAS  ESTRATÉGIAS  APLICADAS,  DESTACA -SE  O  USO  DA LITERATURA DE CORDEL QUE POSSIBILITOU O  APRIMORAMENTO  DA  CAPACIDADE CRIATIVA DOS ALUNOS OS CONDUZINDO A UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO COM LUGAR EM QUE VIVE, AMPLIANDO   A   COMPREENSÃO   DAS  DEMAIS  DISCIPLINAS. OS  ESTUDANTES  ATRAVÉS  DE   VERSOS CONSEGUIRAM RETRATAR QUESTÕES IMPACTANTES SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, O RESPEITO AOS SERES VIVOS E A EMERGENTE NECESSIDADE DO USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESTRATÉGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA12_ID10737_26092019005025.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ESMERALDO MARTINS MOURÃO"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA"
    "autor_email" => "aparecidaesmeraldo@gmail."
    "autor_ies" => "UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60060
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4092
    "inscrito_id" => 10737
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POSSIBILIDADE DE LETRAMENTO POR MEIO DA LITERATURA DE CORDEL"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE EDUCACIONAL QUE EXIGE ELEMENTOS VARIADOS E SIGNIFICATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA, O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXIGÊNCIA EM DIVERSIFICAR AS METODOLOGIAS TRABALHADAS EM SALA DE AULA COMO FORMA DE DESPERTAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE OS CONHECIMENTOS INTERNOS E EXTERNOS À ESCOLA E ASSIM AJUDÁ-LOS A CONSTRUIR SUAS IDENTIDADES. A PARTIR DESSE CONTEXTO A PRESENTE PESQUISA É DELINEADA EM BUSCA DE CONHECER AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS  PROFESSORES  OBJETIVANDO  MINIMIZAR  AS  DIFICULDADES  NA  ASSIMILAÇÃO  DOS CONTEÚDOS E TORNAR ESSES ALUNOS CIDADÃOS LETRADOS. À LUZ DE SOARES (1988), NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O  QUE  AS  PESSOAS  FAZEM  COM  AS  HABILIDADES  DE  LEITURA  E  DE  ESCRITA,  EM  UM  CONTEXTO ESPECÍFICO, E COMO ESSAS HABILIDADES SE RELACIONAM COM AS NECESSIDADES, VALORES E PRÁTICAS SOCIAIS E NÃO QUE SAIBAM APENAS DECODIFICAR TEXTOS. E, PARA CONSOLIDAR AS LINHAS DE PENSAMENTOS ACERCA DAS POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LEVEM AO LETRAMENTO, CONSULTAMOS DAYRELL (1996), FREIRE (1982), ENTRE OUTROS. AS ANÁLISES  MOSTRARAM  QUE  ENTRE  AS  DIVERSAS  ESTRATÉGIAS  APLICADAS,  DESTACA -SE  O  USO  DA LITERATURA DE CORDEL QUE POSSIBILITOU O  APRIMORAMENTO  DA  CAPACIDADE CRIATIVA DOS ALUNOS OS CONDUZINDO A UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO COM LUGAR EM QUE VIVE, AMPLIANDO   A   COMPREENSÃO   DAS  DEMAIS  DISCIPLINAS. OS  ESTUDANTES  ATRAVÉS  DE   VERSOS CONSEGUIRAM RETRATAR QUESTÕES IMPACTANTES SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, O RESPEITO AOS SERES VIVOS E A EMERGENTE NECESSIDADE DO USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, ESTRATÉGIAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA12_ID10737_26092019005025.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA ESMERALDO MARTINS MOURÃO"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA"
    "autor_email" => "aparecidaesmeraldo@gmail."
    "autor_ies" => "UECE - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE EDUCACIONAL QUE EXIGE ELEMENTOS VARIADOS E SIGNIFICATIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA, O PRESENTE TRABALHO FAZ UMA REFLEXÃO ACERCA DA EXIGÊNCIA EM DIVERSIFICAR AS METODOLOGIAS TRABALHADAS EM SALA DE AULA COMO FORMA DE DESPERTAR A COMPREENSÃO DOS ALUNOS SOBRE OS CONHECIMENTOS INTERNOS E EXTERNOS À ESCOLA E ASSIM AJUDÁ-LOS A CONSTRUIR SUAS IDENTIDADES. A PARTIR DESSE CONTEXTO A PRESENTE PESQUISA É DELINEADA EM BUSCA DE CONHECER AS ESTRATÉGIAS ADOTADAS PELOS PROFESSORES OBJETIVANDO MINIMIZAR AS DIFICULDADES NA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS E TORNAR ESSES ALUNOS CIDADÃOS LETRADOS. À LUZ DE SOARES (1988), NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O QUE AS PESSOAS FAZEM COM AS HABILIDADES DE LEITURA E DE ESCRITA, EM UM CONTEXTO ESPECÍFICO, E COMO ESSAS HABILIDADES SE RELACIONAM COM AS NECESSIDADES, VALORES E PRÁTICAS SOCIAIS E NÃO QUE SAIBAM APENAS DECODIFICAR TEXTOS. E, PARA CONSOLIDAR AS LINHAS DE PENSAMENTOS ACERCA DAS POSSIBILIDADES E ESTRATÉGIAS QUE LEVEM AO LETRAMENTO, CONSULTAMOS DAYRELL (1996), FREIRE (1982), ENTRE OUTROS. AS ANÁLISES MOSTRARAM QUE ENTRE AS DIVERSAS ESTRATÉGIAS APLICADAS, DESTACA -SE O USO DA LITERATURA DE CORDEL QUE POSSIBILITOU O APRIMORAMENTO DA CAPACIDADE CRIATIVA DOS ALUNOS OS CONDUZINDO A UMA REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO COM LUGAR EM QUE VIVE, AMPLIANDO A COMPREENSÃO DAS DEMAIS DISCIPLINAS. OS ESTUDANTES ATRAVÉS DE VERSOS CONSEGUIRAM RETRATAR QUESTÕES IMPACTANTES SOBRE A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA, O RESPEITO AOS SERES VIVOS E A EMERGENTE NECESSIDADE DO USO RACIONAL DOS RECURSOS NATURAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.