Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BARREIRAS NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR: A VOZ DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E ALUNOS APOIADORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL, EMPODERAMENTO, UFPB Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59449
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5739
    "inscrito_id" => 10575
    "titulo" => """
      BARREIRAS NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR: A VOZ DE \r\n
      ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E ALUNOS APOIADORES NA \r\n
      UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
      """
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO SURGIU A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO "ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E ALUNOS APOIADORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: PRÁTICAS DE CAPACITAÇÃO E EMPODERAMENTO" DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB),  VINCULADO AO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (NEDESP), AO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (CIA), AO DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL E À BRINQUEDOTECA DO CE. TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS BARREIRAS ENFRENTADAS PELOS ALUNOS APOIADORES E SEUS APOIADOS, A FIM DE COLABORAR PARA O PROCESSO DE EMPODERAMENTO, INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA E SOCIAL DESSES ESTUDANTES. A PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO APLICADA POR MEIO DE DOIS MODELOS DE QUESTIONÁRIOS, UM DIRECIONADO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E O OUTRO AOS SEUS RESPECTIVOS APOIADORES. CONCLUI-SE POR MEIO DESTA PESQUISA, QUE A PRESENÇA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO ACADÊMICO JÁ DEMOSTRA QUE AS MESMAS SÃO PESSOAS EMPODERADOS, NO ENTANTO AS BARREIRAS, SEJA ELAS FÍSICAS OU ATITUDINAIS, POR MUITAS VEZES IMPEDE SEU PROTAGONISMO SOCIAL/ACADÊMICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, EMPODERAMENTO, UFPB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID10575_03102019212521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILENE MATIAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILENE SANTOS"
    "autor_email" => "emerson.goalball@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59449
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5739
    "inscrito_id" => 10575
    "titulo" => """
      BARREIRAS NO ÂMBITO DO ENSINO SUPERIOR: A VOZ DE \r\n
      ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E ALUNOS APOIADORES NA \r\n
      UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
      """
    "resumo" => "O PRESENTE ESTUDO SURGIU A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO "ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E ALUNOS APOIADORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: PRÁTICAS DE CAPACITAÇÃO E EMPODERAMENTO" DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB),  VINCULADO AO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (NEDESP), AO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (CIA), AO DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL E À BRINQUEDOTECA DO CE. TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS BARREIRAS ENFRENTADAS PELOS ALUNOS APOIADORES E SEUS APOIADOS, A FIM DE COLABORAR PARA O PROCESSO DE EMPODERAMENTO, INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA E SOCIAL DESSES ESTUDANTES. A PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO APLICADA POR MEIO DE DOIS MODELOS DE QUESTIONÁRIOS, UM DIRECIONADO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E O OUTRO AOS SEUS RESPECTIVOS APOIADORES. CONCLUI-SE POR MEIO DESTA PESQUISA, QUE A PRESENÇA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO ACADÊMICO JÁ DEMOSTRA QUE AS MESMAS SÃO PESSOAS EMPODERADOS, NO ENTANTO AS BARREIRAS, SEJA ELAS FÍSICAS OU ATITUDINAIS, POR MUITAS VEZES IMPEDE SEU PROTAGONISMO SOCIAL/ACADÊMICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL, EMPODERAMENTO, UFPB"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID10575_03102019212521.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILENE MATIAS DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILENE SANTOS"
    "autor_email" => "emerson.goalball@gmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ESTUDO SURGIU A PARTIR DE UM PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO "ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA E ALUNOS APOIADORES NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: PRÁTICAS DE CAPACITAÇÃO E EMPODERAMENTO" DO CENTRO DE EDUCAÇÃO (CE) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), VINCULADO AO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL (NEDESP), AO COMITÊ DE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE (CIA), AO DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL E À BRINQUEDOTECA DO CE. TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS BARREIRAS ENFRENTADAS PELOS ALUNOS APOIADORES E SEUS APOIADOS, A FIM DE COLABORAR PARA O PROCESSO DE EMPODERAMENTO, INCLUSÃO UNIVERSITÁRIA E SOCIAL DESSES ESTUDANTES. A PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO APLICADA POR MEIO DE DOIS MODELOS DE QUESTIONÁRIOS, UM DIRECIONADO AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA E O OUTRO AOS SEUS RESPECTIVOS APOIADORES. CONCLUI-SE POR MEIO DESTA PESQUISA, QUE A PRESENÇA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO ÂMBITO ACADÊMICO JÁ DEMOSTRA QUE AS MESMAS SÃO PESSOAS EMPODERADOS, NO ENTANTO AS BARREIRAS, SEJA ELAS FÍSICAS OU ATITUDINAIS, POR MUITAS VEZES IMPEDE SEU PROTAGONISMO SOCIAL/ACADÊMICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.