O ARTIGO DESCREVE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PESQUISA DE CAMPO REALIZADA NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE NA ESCOLA PÚBLICA CAIC - JOSÉ JOFFILY, QUE TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR O NÍVEL DE CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL TENDO COMO BASE A PROBLEMÁTICA DO LIXO NOS CENTROS URBANOS COM ALUNOS DA TURMA DE 9ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. TODO O PROJETO FOI IDEALIZADO E EXECUTADO DENTRO DO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE PESQUISA SOCIAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – UEPB, COM INTUITO DE VERIFICAR COMO A TEMÁTICA AMBIENTAL É ABORDADA NA ROTINA ESCOLAR DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE O ENSINO BÁSICO E QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE TRABALHO NA VIDA EM SOCIEDADE. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADA A TÉCNICA DO GRUPO FOCAL AONDE FORAM REALIZADOS ENCONTROS COM CINCO REPRESENTANTES DE CADA TURMA, SOBRE OS IMPACTOS DO DESCARTE INCORRETO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MEIO AMBIENTE, AFIM DE OBSERVAR O ENTENDIMENTO E CONCEPÇÃO QUE OS ALUNOS POSSUÍAM ANTES DO PROJETO E DEPOIS DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA. COM A CONCLUSÃO DA PESQUISA FICOU EVIDENTE QUE AO LONGO DO ENSINO BÁSICO DOS ALUNOS PARTICIPANTES DO GRUPO FOCAL AS QUESTÕES AMBIENTAIS FORAM POUCO EXPLORADAS NAS ESCOLAS, OU SEJA, O CONHECIMENTO SOBRE O MEIO AMBIENTE ERA BASEADO APENAS NO SEU SENSO COMUM, COM A INTRODUÇÃO DAS NOSSAS ATIVIDADES FOI POSSÍVEL DESENVOLVER NOVAS PERCEPÇÕES E PENSAMENTO CRÍTICO O QUE TORNA ESSES ADOLESCENTES CIDADÃOS MAIS ATUANTES E SENSÍVEIS FRENTE AOS PROBLEMAS AMBIENTAIS EXISTENTES EM SEU COTIDIANO.