Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A OBMEP COMO INSTRUMENTO DE MOTIVAÇÃO PARA OS ALUNOS DOS 6º E 7º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: OBMEP, DESMOTIVAÇÃO EM MATEMÁTICA, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE RESUMO EXPANDIDO É FRUTO DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO QUE TEM POR OBJETIVO MOTIVAR OS ALUNOS QUANTO AO ESTUDO DA MATEMÁTICA POR MEIO DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS – OBMEP. A PESQUISA ESTÁ SENDO DESENVOLVIDA COM UM GRUPO COMPOSTO POR OITO ALUNOS DO SEXTO E DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL CÔNEGO EPITÁCIO RODRIGUES, LOCALIZADA NA ZONA RURAL DE ARAPIRACA – AL. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DESTACAM A IMPORTÂNCIA DO FATOR MOTIVACIONAL PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E AS CONTRIBUIÇÕES DA OBMEP PARA MELHORIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA. A PESQUISA É DO TIPO PESQUISA-AÇÃO E DE CUNHO QUALITATIVO. ESPERA-SE QUE O AO FINAL DA PESQUISA OS ALUNOS ENVOLVIDOS SE IDENTIFIQUEM COM O ESTUDO DA MATEMÁTICA, QUE SE SINTAM MOTIVADOS A APRENDER E A PARTICIPAR EFETIVAMENTE DA OBMEP, QUE DESENVOLVAM O RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO, O ESPÍRITO DE COMPETITIVIDADE, QUE MELHOREM A SUA INTERAÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM GRUPO E QUE SE TORNEM MULTIPLICADORES DENTRE OS DEMAIS ALUNOS DE SUAS TURMAS. ALMEJA-SE QUE ESTA PESQUISA SIRVA DE SUBSÍDIO PARA DEMAIS TRABALHOS QUE TENHAM COMO FOCO A OBMEP E SEU FATOR MOTIVACIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.