CURRÍCULO, DISCURSO E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO LIVRO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 6 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 2166 "titulo" => "CURRÍCULO, DISCURSO E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO LIVRO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os discursos e as relações de saber-poder que norteiam a construção do currículo, através do livro de ficção científica Admirável mundo novo e nossa realidade. Para isso, tomamos por base as concepções teóricas e metodológicas do filósofo Michel Foucault, particularmente aquelas referente às relações de saber-poder, presentes na constituição do sujeito e a produção de verdades. Na ficção, o autor do livro descreve todas as questões referentes aos indivíduos, desde o nascimento até a morte, incluindo aí todo um “currículo” que vai das angústias e passa pelos desejos e a falta de “habilidade” para lidar com o diferente. Podemos observar em cada relação de saber-poder-controle, na ficção, a presença do currículo, através do processo educacional, que por sua vez, está estremamente vinculado com a construção do conhecimento na nossa sociedade. Concordemos ou não, o currículo é um fator importante na vida de cada sujeito, a medida que ele está presente e desempenha um papel decisivo na vida escolar e/ou mesmo fora dela. A escola, através do currículo, conduz as crianças – às vezes mais, às vezes menos – à homogeneidade formativa, através de um discurso vertical que ignora os limites e as particularidades dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA" "palavra_chave" => "Currículo, Discurso, Educação, Admirável mundo novo" "idioma" => "Português" "arquivo" => "32e05616c8ed659463f9af00b142dd6f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADENAIDE AMORIM LIMA" "autor_nome_curto" => "ADENAIDE LIMA" "autor_email" => "adenaide2007@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 6 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 2166 "titulo" => "CURRÍCULO, DISCURSO E EDUCAÇÃO: ANÁLISE DO LIVRO ADMIRÁVEL MUNDO NOVO" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo refletir sobre os discursos e as relações de saber-poder que norteiam a construção do currículo, através do livro de ficção científica Admirável mundo novo e nossa realidade. Para isso, tomamos por base as concepções teóricas e metodológicas do filósofo Michel Foucault, particularmente aquelas referente às relações de saber-poder, presentes na constituição do sujeito e a produção de verdades. Na ficção, o autor do livro descreve todas as questões referentes aos indivíduos, desde o nascimento até a morte, incluindo aí todo um “currículo” que vai das angústias e passa pelos desejos e a falta de “habilidade” para lidar com o diferente. Podemos observar em cada relação de saber-poder-controle, na ficção, a presença do currículo, através do processo educacional, que por sua vez, está estremamente vinculado com a construção do conhecimento na nossa sociedade. Concordemos ou não, o currículo é um fator importante na vida de cada sujeito, a medida que ele está presente e desempenha um papel decisivo na vida escolar e/ou mesmo fora dela. A escola, através do currículo, conduz as crianças – às vezes mais, às vezes menos – à homogeneidade formativa, através de um discurso vertical que ignora os limites e as particularidades dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "01 - CURRÍCULO, FORMAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA" "palavra_chave" => "Currículo, Discurso, Educação, Admirável mundo novo" "idioma" => "Português" "arquivo" => "32e05616c8ed659463f9af00b142dd6f.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADENAIDE AMORIM LIMA" "autor_nome_curto" => "ADENAIDE LIMA" "autor_email" => "adenaide2007@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }