O PRESENTE TRABALHO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO E VISA APRESENTAR COMO A EDUCAÇÃO DE SURDOS, A PARTIR DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO, É COMPREENDIDA E IMPLEMENTADA EM CINCO ESCOLAS SITUADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO, SENDO QUATRO ESCOLAS MUNICIPAIS E UMA ESTADUAL. QUADROS (1997) E MARTINS (2016) PROPÕEM UM MODELO DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS QUE ESTEJA APROPRIADA AS DEMANDAS E NECESSIDADES DESSES SUJEITOS E DA COMUNIDADE SURDA NO QUAL ESTÃO INSERIDOS. PARA ISSO, A PESQUISA TEM CARÁTER QUALITATIVO COM ABORDAGEM DE ESTUDO DE CASO. VERIFICOU-SE QUE, NAS ESCOLAS DE CADA MUNICÍPIO E NA DO ESTADO, A COMPREENSÃO SOBRE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS SE CONFIGURASSE EM DISTINTOS MODELOS ESCOLARES. NO MUNICÍPIO 1 EXISTEM AS ESCOLAS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE PARA SURDOS ONDE SÓ ESTUDAM CRIANÇAS SURDAS; NO MUNICÍPIO 2 HÁ AS SALAS BILÍNGUES PARA SURDOS DENTRO DE ESCOLAS INCLUSIVAS DE ENSINO REGULAR; NO MUNICÍPIO 3 FORAM IMPLANTADAS A DOCÊNCIA COMPARTILHADA COM PROFESSOR DE SURDOS E DE OUVINTES DENTRO DA MESMA SALA; NO MUNICÍPIO 4 OS ALUNOS SURDOS DE TODA ESCOLA CONTAM COM UMA INTÉRPRETE DE LIBRAS/PORTUGUÊS E AULAS NA SALA DE RECURSO COM PROFESSORAS BILÍNGUES; E NAS ESCOLAS DO ESTADO EXISTE A PRESENÇA DO PROFESSOR INTERLOCUTOR QUE ATUA COMO INTÉRPRETE DESSES ALUNOS. CONCLUI-SE QUE HÁ DIVERGÊNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA OS SURDOS NOS DIFERENTES MUNICÍPIOS, DE ACORDO COM A COMPREENSÃO DAS LEIS PELOS GESTORES PÚBLICOS E DAS POSSIBILIDADES REAIS DOS LOCAIS.