O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DAS REFLEXÕES REALIZADAS NO ÂMBITO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA, QUE TEVE COMO PRÉ-REQUISITO A PRÁTICA POR MEIO DE ESTÁGIOS, QUE INTEGRA O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, NO QUAL SE ALMEJA RESPONDER A SEGUINTE QUESTÃO: COMO A SÍNDROME DE ASPERGER PODE INTERFERIR NO DESENVOLVIMENTO AFETIVO, COGNITIVO E MOTOR DAS CRIANÇAS? NESSE SENTIDO, TEM-SE O OBJETIVO DE RELACIONAR ASPECTOS DA SÍNDROME DE ASPERGER COMO O CASO ESTUDADO DURANTE O ESTÁGIO. PARA COMPREENDERMOS O DESENVOLVIMENTO INFANTIL E A DIVERSIDADE DE FATORES QUE PERMEIAM ESSA FASE DA VIDA DA CRIANÇA É NECESSÁRIO UM OLHAR TRANSDISCIPLINAR MARCADO PELO SENSÍVEL E PELA FORMA CRIATIVA DE PERCEBER E COMPREENDER O MUNDO DA CRIANÇA. A SÍNDROME DE ASPERGER NÃO É UMA DESORDEM COMUM, SENDO RELEVANTE QUE ESSA SEJA DIAGNOSTICADA O QUANTO ANTES PARA QUE ASSIM A CRIANÇA POSSA DESFRUTAR DOS CUIDADOS NECESSÁRIOS DURANTE O SEU DESENVOLVIMENTO. ESSA SÍNDROME É UMA CATEGORIA RECENTE NOS ESTUDOS CIENTÍFICOS, O QUE EXIGE DOS PROFISSIONAIS UM OLHAR ATENCIOSO E CAUTELOSO PARA A CRIANÇA, SOBRETUDO DOS PROFESSORES QUE LIDAM DIRETAMENTE COM A CRIANÇA. DESSE MODO, ESTUDOS VÊM DESPERTANDO NOVOS OLHARES EM TORNO DA PRÁTICA DOCENTE, AO PONTO QUE DEFENDEM A RELEVÂNCIA DE UMA PRÁTICA INOVADORA, REFLEXIVA E TRANSDICIPLINAR A PARTIR DA FORMAÇÃO DOS MESMOS, PARA UMA POSSÍVEL IMPLICAÇÃO E MELHOR ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS EDUCATIVOS, NO QUE DIZ RESPEITO AO DESENVOLVIMENTO PLENO E INTEGRAL DOS SUJEITOS, EM ESPECIAL, DAS CRIANÇAS.