Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A POLÍTICADE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

Palavra-chaves: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, FORMAÇÃO, NORDESTE Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61237
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1887
    "inscrito_id" => 9290
    "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A POLÍTICADE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL"
    "resumo" => """
      NESTE ARTIGO, OBJETIVAMOS APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA DESENVOLVIDA EM TRÊS\r\n
      ESCOLAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. REALIZAMOS UMA OBSERVAÇÃO NAS ESCOLAS E, POSTERIORMENTE\r\n
      A ENTREVISTA COM AS PROFESSORAS DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) DESSAS ESCOLAS,\r\n
      PRIORIZANDO OS DADOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)\r\n
      COMO MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS ANOS DE 2011 E\r\n
      2012. DEVIDO A AMPLITUDE DA PESQUISA, NESTE ESTUDO, APRESENTAREMOS OS RESULTADOS E ANÁLISE DAS\r\n
      ENTREVISTAS REALIZADAS. A PESQUISA NO CARÁTER TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NOS PRESSUPOSTOS DA\r\n
      PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. QUANTO A PARTE PRÁTICA DA PESQUISA, OBSERVAMOS UMA DISPARIDADE\r\n
      ENTRE AS ESCOLAS DOS TRÊS ESTADOS BRASILEIROS. OS DADOS DEMONSTRARAM QUE AS CONDIÇÕES DE\r\n
      MATERIAL E MOBÍLIA DA ESCOLA A E C SÃO BEM RESTRITAS E A ACESSIBILIDADE ESTRUTURAL, INEXISTENTE. A\r\n
      ESCOLA B, AO CONTRÁRIO SE APRESENTOU COMO UM ESPAÇO ACESSÍVEL, BEM COMO, NA QUESTÃO DE\r\n
      MOBÍLIA E MATERIAL PEDAGÓGICO. EM RELAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE APOIO E TRADUTOR E INTÉRPRETE\r\n
      DE LÍNGUA DE SINAIS (TILS), TODAS AS ESCOLAS, SEGUNDO AS PROFESSORAS, DEMANDAM DESSES\r\n
      PROFISSIONAIS, MAS NÃO OS DISPÕEM. EMBORA TODAS AS ESCOLAS RECEBAM RECURSOS FINANCEIROS,\r\n
      DEMANDAM DE MUITAS MELHORIAS, POIS AINDA NÃO SE ENQUADRAM NAS ESPECIFICIDADES DE\r\n
      ATENDIMENTO AS CRIANÇAS DO AEE. A REALIDADE DAS TRÊS ESCOLAS NÃO SE DIFERE, PORQUE OS\r\n
      PROGRAMAS DE ATENDIMENTO FORAM IMPLANTADOS, TODAVIA OS ALUNOS NÃO TÊM OS ATENDIMENTOS\r\n
      NECESSÁRIOS À INCLUSÃO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, FORMAÇÃO, NORDESTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID9290_15082019092050.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINEIA GHIZZO NETO FELLINI"
    "autor_nome_curto" => "DINÉIA FELLINI"
    "autor_email" => "dineia.fellini@unila.edu."
    "autor_ies" => "UEM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61237
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1887
    "inscrito_id" => 9290
    "titulo" => "O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E A POLÍTICADE EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL"
    "resumo" => """
      NESTE ARTIGO, OBJETIVAMOS APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA DESENVOLVIDA EM TRÊS\r\n
      ESCOLAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. REALIZAMOS UMA OBSERVAÇÃO NAS ESCOLAS E, POSTERIORMENTE\r\n
      A ENTREVISTA COM AS PROFESSORAS DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) DESSAS ESCOLAS,\r\n
      PRIORIZANDO OS DADOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)\r\n
      COMO MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS ANOS DE 2011 E\r\n
      2012. DEVIDO A AMPLITUDE DA PESQUISA, NESTE ESTUDO, APRESENTAREMOS OS RESULTADOS E ANÁLISE DAS\r\n
      ENTREVISTAS REALIZADAS. A PESQUISA NO CARÁTER TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NOS PRESSUPOSTOS DA\r\n
      PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. QUANTO A PARTE PRÁTICA DA PESQUISA, OBSERVAMOS UMA DISPARIDADE\r\n
      ENTRE AS ESCOLAS DOS TRÊS ESTADOS BRASILEIROS. OS DADOS DEMONSTRARAM QUE AS CONDIÇÕES DE\r\n
      MATERIAL E MOBÍLIA DA ESCOLA A E C SÃO BEM RESTRITAS E A ACESSIBILIDADE ESTRUTURAL, INEXISTENTE. A\r\n
      ESCOLA B, AO CONTRÁRIO SE APRESENTOU COMO UM ESPAÇO ACESSÍVEL, BEM COMO, NA QUESTÃO DE\r\n
      MOBÍLIA E MATERIAL PEDAGÓGICO. EM RELAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE APOIO E TRADUTOR E INTÉRPRETE\r\n
      DE LÍNGUA DE SINAIS (TILS), TODAS AS ESCOLAS, SEGUNDO AS PROFESSORAS, DEMANDAM DESSES\r\n
      PROFISSIONAIS, MAS NÃO OS DISPÕEM. EMBORA TODAS AS ESCOLAS RECEBAM RECURSOS FINANCEIROS,\r\n
      DEMANDAM DE MUITAS MELHORIAS, POIS AINDA NÃO SE ENQUADRAM NAS ESPECIFICIDADES DE\r\n
      ATENDIMENTO AS CRIANÇAS DO AEE. A REALIDADE DAS TRÊS ESCOLAS NÃO SE DIFERE, PORQUE OS\r\n
      PROGRAMAS DE ATENDIMENTO FORAM IMPLANTADOS, TODAVIA OS ALUNOS NÃO TÊM OS ATENDIMENTOS\r\n
      NECESSÁRIOS À INCLUSÃO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO, FORMAÇÃO, NORDESTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID9290_15082019092050.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DINEIA GHIZZO NETO FELLINI"
    "autor_nome_curto" => "DINÉIA FELLINI"
    "autor_email" => "dineia.fellini@unila.edu."
    "autor_ies" => "UEM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

NESTE ARTIGO, OBJETIVAMOS APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA DESENVOLVIDA EM TRÊS ESCOLAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. REALIZAMOS UMA OBSERVAÇÃO NAS ESCOLAS E, POSTERIORMENTE A ENTREVISTA COM AS PROFESSORAS DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) DESSAS ESCOLAS, PRIORIZANDO OS DADOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) COMO MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS ANOS DE 2011 E 2012. DEVIDO A AMPLITUDE DA PESQUISA, NESTE ESTUDO, APRESENTAREMOS OS RESULTADOS E ANÁLISE DAS ENTREVISTAS REALIZADAS. A PESQUISA NO CARÁTER TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NOS PRESSUPOSTOS DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. QUANTO A PARTE PRÁTICA DA PESQUISA, OBSERVAMOS UMA DISPARIDADE ENTRE AS ESCOLAS DOS TRÊS ESTADOS BRASILEIROS. OS DADOS DEMONSTRARAM QUE AS CONDIÇÕES DE MATERIAL E MOBÍLIA DA ESCOLA A E C SÃO BEM RESTRITAS E A ACESSIBILIDADE ESTRUTURAL, INEXISTENTE. A ESCOLA B, AO CONTRÁRIO SE APRESENTOU COMO UM ESPAÇO ACESSÍVEL, BEM COMO, NA QUESTÃO DE MOBÍLIA E MATERIAL PEDAGÓGICO. EM RELAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE APOIO E TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS (TILS), TODAS AS ESCOLAS, SEGUNDO AS PROFESSORAS, DEMANDAM DESSES PROFISSIONAIS, MAS NÃO OS DISPÕEM. EMBORA TODAS AS ESCOLAS RECEBAM RECURSOS FINANCEIROS, DEMANDAM DE MUITAS MELHORIAS, POIS AINDA NÃO SE ENQUADRAM NAS ESPECIFICIDADES DE ATENDIMENTO AS CRIANÇAS DO AEE. A REALIDADE DAS TRÊS ESCOLAS NÃO SE DIFERE, PORQUE OS PROGRAMAS DE ATENDIMENTO FORAM IMPLANTADOS, TODAVIA OS ALUNOS NÃO TÊM OS ATENDIMENTOS NECESSÁRIOS À INCLUSÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.