Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO INTEGRAL: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INTEGRAL, ANÍSIO TEIXEIRA, DARCY RIBEIRO, PAULO FREIRE, PAULO FREIRE Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1637
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60155
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4703
    "inscrito_id" => 2284
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR O ENSINO EM TEMPO INTEGRAL DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL. O TIPO DE PESQUISA UTILIZADO FOI A QUALITATIVA, INCLUINDO ESTRATÉGIAS DE COLETA DE DADOS NO TRABALHO DE CAMPO, COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÃO E USO DE ENTREVISTAS. PARA A ANÁLISE DE DADOS, A PERSPECTIVA FOI IGUALMENTE QUALITATIVA, EM DIÁLOGO COM OS REFERENCIAIS TEÓRICOS ESCOLHIDOS PARA FUNDAMENTAR O TEXTO. A PESQUISA TEVE COMO FINALIDADE: ANALISAR AS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO INTEGRAL DO DISTRITO FEDERAL, IDENTIFICANDO A INFLUÊNCIA E A PARTICIPAÇÃO NO COTIDIANO DOS ALUNOS, VISANDO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, COM A COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE. O TRABALHO TEVE COMO REFERÊNCIAS EDUCADORES QUE SÃO FUNDAMENTAIS E INDISPENSÁVEIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMO ANÍSIO TEIXEIRA, DARCY RIBEIRO E PAULO FREIRE. OS RESULTADOS DO TRABALHO APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL REALMENTE INTEGRADORA E INTEGRADA, CUJOS RESULTADOS PUDESSEM OFERECER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ESCOLAR PARA ALUNOS E PROFESSORES E CUJOS RESULTADOS PUDESSEM OFERECER UMA FORMAÇÃO PLENA, INTEGRAL EM TODOS OS SENTIDOS. PORÉM, APESAR DAS CONQUISTAS VIVIDAS PELAS ESCOLAS, TAL CENÁRIO AINDA ESTÁ LONGE DE SER REAL, CONSIDERANDO A ANÁLISE FEITA COM BASE NO TRABALHO DE CAMPO E NO DEPOIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARTICIPANTE DA PESQUISA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, ANÍSIO TEIXEIRA, DARCY RIBEIRO, PAULO FREIRE, PAULO FREIRE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID2284_26092019215147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA DE JESUS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "TALITA LIMA"
    "autor_email" => "talitalima1997@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60155
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4703
    "inscrito_id" => 2284
    "titulo" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL: PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR O ENSINO EM TEMPO INTEGRAL DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL. O TIPO DE PESQUISA UTILIZADO FOI A QUALITATIVA, INCLUINDO ESTRATÉGIAS DE COLETA DE DADOS NO TRABALHO DE CAMPO, COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÃO E USO DE ENTREVISTAS. PARA A ANÁLISE DE DADOS, A PERSPECTIVA FOI IGUALMENTE QUALITATIVA, EM DIÁLOGO COM OS REFERENCIAIS TEÓRICOS ESCOLHIDOS PARA FUNDAMENTAR O TEXTO. A PESQUISA TEVE COMO FINALIDADE: ANALISAR AS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO INTEGRAL DO DISTRITO FEDERAL, IDENTIFICANDO A INFLUÊNCIA E A PARTICIPAÇÃO NO COTIDIANO DOS ALUNOS, VISANDO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, COM A COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE. O TRABALHO TEVE COMO REFERÊNCIAS EDUCADORES QUE SÃO FUNDAMENTAIS E INDISPENSÁVEIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMO ANÍSIO TEIXEIRA, DARCY RIBEIRO E PAULO FREIRE. OS RESULTADOS DO TRABALHO APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL REALMENTE INTEGRADORA E INTEGRADA, CUJOS RESULTADOS PUDESSEM OFERECER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ESCOLAR PARA ALUNOS E PROFESSORES E CUJOS RESULTADOS PUDESSEM OFERECER UMA FORMAÇÃO PLENA, INTEGRAL EM TODOS OS SENTIDOS. PORÉM, APESAR DAS CONQUISTAS VIVIDAS PELAS ESCOLAS, TAL CENÁRIO AINDA ESTÁ LONGE DE SER REAL, CONSIDERANDO A ANÁLISE FEITA COM BASE NO TRABALHO DE CAMPO E NO DEPOIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARTICIPANTE DA PESQUISA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INTEGRAL, ANÍSIO TEIXEIRA, DARCY RIBEIRO, PAULO FREIRE, PAULO FREIRE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA3_ID2284_26092019215147.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TALITA DE JESUS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "TALITA LIMA"
    "autor_email" => "talitalima1997@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - UNB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO AVALIAR O ENSINO EM TEMPO INTEGRAL DE TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO DISTRITO FEDERAL. O TIPO DE PESQUISA UTILIZADO FOI A QUALITATIVA, INCLUINDO ESTRATÉGIAS DE COLETA DE DADOS NO TRABALHO DE CAMPO, COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, OBSERVAÇÃO E USO DE ENTREVISTAS. PARA A ANÁLISE DE DADOS, A PERSPECTIVA FOI IGUALMENTE QUALITATIVA, EM DIÁLOGO COM OS REFERENCIAIS TEÓRICOS ESCOLHIDOS PARA FUNDAMENTAR O TEXTO. A PESQUISA TEVE COMO FINALIDADE: ANALISAR AS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO INTEGRAL DO DISTRITO FEDERAL, IDENTIFICANDO A INFLUÊNCIA E A PARTICIPAÇÃO NO COTIDIANO DOS ALUNOS, VISANDO À EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS, COM A COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE. O TRABALHO TEVE COMO REFERÊNCIAS EDUCADORES QUE SÃO FUNDAMENTAIS E INDISPENSÁVEIS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO, COMO ANÍSIO TEIXEIRA, DARCY RIBEIRO E PAULO FREIRE. OS RESULTADOS DO TRABALHO APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL REALMENTE INTEGRADORA E INTEGRADA, CUJOS RESULTADOS PUDESSEM OFERECER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE ESCOLAR PARA ALUNOS E PROFESSORES E CUJOS RESULTADOS PUDESSEM OFERECER UMA FORMAÇÃO PLENA, INTEGRAL EM TODOS OS SENTIDOS. PORÉM, APESAR DAS CONQUISTAS VIVIDAS PELAS ESCOLAS, TAL CENÁRIO AINDA ESTÁ LONGE DE SER REAL, CONSIDERANDO A ANÁLISE FEITA COM BASE NO TRABALHO DE CAMPO E NO DEPOIMENTO DA COMUNIDADE ESCOLAR PARTICIPANTE DA PESQUISA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.