ESSE ESTUDO FOI REALIZADO A PARTIR DA QUESTÃO: QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS/AS PROFESSORES/AS SOBRE O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS CONSIDERANDO OS PRESSUPOSTOS DA ETNOMATEMÁTICA DE D’AMBRÓSIO (2008)? NESSE INTUITO, OBJETIVOU DISCUTIR OS CONCEITOS DO PROGRAMA POSTULADO PELO REFERIDO AUTOR UTILIZANDO COMO DISPOSITIVO A ELABORAÇÃO DE UM MAPA CONCEITUAL A PARTIR DOS QUESTIONAMENTOS: O QUE SÃO CONHECIMENTOS POSITIVOS? O QUE É SOCIEDADE EXÓTICA? O QUE É CIÊNCIA OCIDENTAL? O QUE É ETNOMATEMÁTICA? TRATA-SE DE UM ESTUDO DESCRITIVO ANCORADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, DESENVOLVIDO A PARTIR DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA E RODA DE CONVERSA PARA A PRODUÇÃO DE INFORMAÇÕES QUE FORAM APRECIADAS À LUZ DA ANÁLISE DE CONTEÚDOS. COMO PARTÍCIPES DESSE PROJETO TIVEMOS UM GRUPO FORMADO POR 33 (TRINTA E TRÊS) PROFESSORES/AS DAS SÉRIES INICIAIS DE ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE PICOS-PI. A EXPERIÊNCIA DESCRITA ACONTECEU NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ, CAMPUS SENADOR HELVÍDIO NUNES DE BARROS NA REFERIDA CIDADE. EM NOSSOS ACHADOS, REGISTRAMOS QUE OS/AS DOCENTES PERCEBEM COM SENSIBILIDADE A IMPORTÂNCIA DOS DIFERENTES TIPOS DE CONHECIMENTO, TECENDO CRÍTICAS PROPOSITIVAS SOBRE O PRIVILÉGIO NA SELEÇÃO DE ALGUNS CONTEÚDOS EM DETRIMENTO DE OUTROS, MORMENTE CONSIDERANDO A IMPORTÂNCIA DAS VIVÊNCIAS COTIDIANAS DAS CRIANÇAS NAS SÉRIES INICIAIS. O CONCEITO DE ETNOMATEMÁTICA APRESENTADO A PARTIR DAS REFLEXÕES PROMOVIDAS ENVOLVE IDEIAS SOBRE: PEDAGOGIA DINÂMICA, VALORIZAÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS, OBSERVAÇÃO E INVESTIGAÇÃO, CONTEXTO SOCIAL, DENTRE OUTROS ELEMENTOS.