ESTE TRABALHO ANALISA OS RESULTADOS DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – IDEB PARA A MICRORREGIÃO DA BORBOREMA POTIGUAR NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, O IDEB É UM RESULTADO OBTIDO ATRAVÉS DO FLUXO ESCOLAR (PERCENTUAL DE APROVAÇÃO) E DO DESEMPENHO DE EXAMES NACIONAIS APLICADOS AOS ESTUDANTES AO FINAL DAS ETAPAS DE ENSINO, NO CASO DO LÓCUS DA PESQUISA, NO ENSINO FUNDAMENTAL, PARA OS ANOS INICIAIS NO 5º ANO E PARA OS ANOS FINAIS NO 9º ANO. O INTUITO É VERIFICAR OS AVANÇOS E/OU RETROCESSOS DESSA REGIÃO QUANDO SE RETRATA UM ÍNDICE NACIONAL CONDUTOR DE POLÍTICA PÚBLICA, FAVORECENDO A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. ESTE TRABALHO SERÁ REALIZADO COM A METODOLOGIA DA PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, COM BASE EM LEIS, DECRETOS, DADOS DO INSTITUTO DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP, E OS AUTORES: WU ET AL (2014), CAMPELLO (2017), MELO (2013), ENTRE OUTROS. APÓS ANÁLISE DE CADA MUNICÍPIO DA MICRORREGIÃO, PERCEBE-SE QUE NEM TODOS CONSEGUEM ATINGIR AS METAS ESTABELECIDAS, SENDO OS RESULTADOS DOS ANOS FINAIS MAIS PREOCUPANTES DO QUE NOS ANOS INICIAIS, INDICANDO A NECESSIDADE DE AVALIAR E A BUSCA DE ESTRATÉGIAS PARA ALCANÇAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.