ANÁLISE DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE
PROFESSORES NO IFCE: APROXIMAÇÕES INICIAIS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59056 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1892 "inscrito_id" => 7724 "titulo" => """ ANÁLISE DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE\r\n PROFESSORES NO IFCE: APROXIMAÇÕES INICIAIS """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO BUSCA ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA\r\n (PIBID) NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL\r\n DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE. TRATA-SE DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA,\r\n MATEMÁTICA, FÍSICA, GEOGRAFIA, LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E QUÍMICA, ABRANGENDO OS CAMPUS DE\r\n ARACATI, BATURITÉ, BOA VIAGEM, CRATEÚS, CEDRO, CANINDÉ, FORTALEZA, IGUATU, JUAZEIRO DO NORTE,\r\n TIANGUÁ, UMIRIM E QUIXADÁ. A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO PARA OS\r\n EDUCAÇÃO BÁSICA, TEM SIDO ALVO DE INÚMERAS DISCUSSÕES, DENTRE AS QUAIS, A PRÁTICA DOCENTE\r\n ESTABELECIDA UNICAMENTE NOS ESTÁGIOS FINAIS DOS CURSOS, EM SUA MAIORIA. NESSE SENTIDO,\r\n PROGRAMAS COMO O PIBID, NOS INSTIGA A REFLETIR SOBRE SEU PAPEL NA QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO E\r\n NA CONSTRUÇÃO DE PROFISSIONAIS DO ENSINO MAIS CAPACITADOS PARA ATUAREM EM SEU CONTEXTO LOCAL.\r\n O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUALI-QUANTITATIVOS,\r\n UTILIZANDO OS MÉTODOS DO ESTUDO DE CASO, RECORRENDO AO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E À\r\n UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, APLICADOS A 60 LICENCIANDOS.\r\n OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE O PROGRAMA SE CONFIGURA COMO PRIMEIRA APROXIMAÇÃO E\r\n VIVÊNCIA DA MAIORIA DOS DISCENTES COM O COTIDIANO ESCOLAR E COM A PRÁTICA DOCENTE. CONSTATOUSE\r\n QUE OS DISCENTES PIBIDIANOS CONSIDERAM DE SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA A APROXIMAÇÃO DOS\r\n DISCENTES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA PROPICIADAS PELO PROGRAMA NA FORMAÇÃO PRÁTICA DE SABERES E\r\n CONHECIMENTOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LICENCIATURA, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IFCE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7724_15082019093454.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA WESLA NOGUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WESLA NOGUEIRA" "autor_email" => "weslaejovem@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE - CAMPUS DE QUIXADÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59056 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1892 "inscrito_id" => 7724 "titulo" => """ ANÁLISE DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE\r\n PROFESSORES NO IFCE: APROXIMAÇÕES INICIAIS """ "resumo" => """ O PRESENTE TRABALHO BUSCA ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA\r\n (PIBID) NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL\r\n DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE. TRATA-SE DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA,\r\n MATEMÁTICA, FÍSICA, GEOGRAFIA, LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E QUÍMICA, ABRANGENDO OS CAMPUS DE\r\n ARACATI, BATURITÉ, BOA VIAGEM, CRATEÚS, CEDRO, CANINDÉ, FORTALEZA, IGUATU, JUAZEIRO DO NORTE,\r\n TIANGUÁ, UMIRIM E QUIXADÁ. A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO PARA OS\r\n EDUCAÇÃO BÁSICA, TEM SIDO ALVO DE INÚMERAS DISCUSSÕES, DENTRE AS QUAIS, A PRÁTICA DOCENTE\r\n ESTABELECIDA UNICAMENTE NOS ESTÁGIOS FINAIS DOS CURSOS, EM SUA MAIORIA. NESSE SENTIDO,\r\n PROGRAMAS COMO O PIBID, NOS INSTIGA A REFLETIR SOBRE SEU PAPEL NA QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO E\r\n NA CONSTRUÇÃO DE PROFISSIONAIS DO ENSINO MAIS CAPACITADOS PARA ATUAREM EM SEU CONTEXTO LOCAL.\r\n O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUALI-QUANTITATIVOS,\r\n UTILIZANDO OS MÉTODOS DO ESTUDO DE CASO, RECORRENDO AO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E À\r\n UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, APLICADOS A 60 LICENCIANDOS.\r\n OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE O PROGRAMA SE CONFIGURA COMO PRIMEIRA APROXIMAÇÃO E\r\n VIVÊNCIA DA MAIORIA DOS DISCENTES COM O COTIDIANO ESCOLAR E COM A PRÁTICA DOCENTE. CONSTATOUSE\r\n QUE OS DISCENTES PIBIDIANOS CONSIDERAM DE SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA A APROXIMAÇÃO DOS\r\n DISCENTES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA PROPICIADAS PELO PROGRAMA NA FORMAÇÃO PRÁTICA DE SABERES E\r\n CONHECIMENTOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "LICENCIATURA, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IFCE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7724_15082019093454.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA WESLA NOGUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "WESLA NOGUEIRA" "autor_email" => "weslaejovem@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ IFCE - CAMPUS DE QUIXADÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }