Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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ANÁLISE DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFCE: APROXIMAÇÕES INICIAIS

Palavra-chaves: LICENCIATURA, PIBID, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IFCE Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO BUSCA ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA FORMAÇÃO DOCENTE DOS LICENCIANDOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE. TRATA-SE DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, MATEMÁTICA, FÍSICA, GEOGRAFIA, LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS E QUÍMICA, ABRANGENDO OS CAMPUS DE ARACATI, BATURITÉ, BOA VIAGEM, CRATEÚS, CEDRO, CANINDÉ, FORTALEZA, IGUATU, JUAZEIRO DO NORTE, TIANGUÁ, UMIRIM E QUIXADÁ. A FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PROFISSIONAIS DO ENSINO PARA OS EDUCAÇÃO BÁSICA, TEM SIDO ALVO DE INÚMERAS DISCUSSÕES, DENTRE AS QUAIS, A PRÁTICA DOCENTE ESTABELECIDA UNICAMENTE NOS ESTÁGIOS FINAIS DOS CURSOS, EM SUA MAIORIA. NESSE SENTIDO, PROGRAMAS COMO O PIBID, NOS INSTIGA A REFLETIR SOBRE SEU PAPEL NA QUALIFICAÇÃO DA FORMAÇÃO E NA CONSTRUÇÃO DE PROFISSIONAIS DO ENSINO MAIS CAPACITADOS PARA ATUAREM EM SEU CONTEXTO LOCAL. O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO A PARTIR DE PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS QUALI-QUANTITATIVOS, UTILIZANDO OS MÉTODOS DO ESTUDO DE CASO, RECORRENDO AO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO E À UTILIZAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, APLICADOS A 60 LICENCIANDOS. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE O PROGRAMA SE CONFIGURA COMO PRIMEIRA APROXIMAÇÃO E VIVÊNCIA DA MAIORIA DOS DISCENTES COM O COTIDIANO ESCOLAR E COM A PRÁTICA DOCENTE. CONSTATOUSE QUE OS DISCENTES PIBIDIANOS CONSIDERAM DE SIGNIFICATIVA IMPORTÂNCIA A APROXIMAÇÃO DOS DISCENTES COM A EDUCAÇÃO BÁSICA PROPICIADAS PELO PROGRAMA NA FORMAÇÃO PRÁTICA DE SABERES E CONHECIMENTOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA.

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