DESPERTANDO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL
WALFREDO GURGEL – NATAL/RN
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59863 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1521 "inscrito_id" => 1943 "titulo" => """ DESPERTANDO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL \r\n WALFREDO GURGEL – NATAL/RN """ "resumo" => "OBSERVA-SE ATUALMENTE UM AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DEVIDO ÀS ATIVIDADES HUMANAS QUE TEM ACELERADO O RITMO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO HUMANO E, PARA QUE ELAS OCORRAM, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRESENTA-SE COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL. NO ENTANTO, EM MUITAS ESCOLAS NÃO HÁ ESSA DISCUSSÃO. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA, BUSCANDO DESPERTAR A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR WALFREDO GURGEL, LOCALIZADA EM NATAL/RN, ESTA CONSISTIU EM UMA DISCUSSÃO SOBRE OS CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE, ABORDANDO O PRINCÍPIO DOS 3RS, COM FOCO NO TEMA “ÓLEO DE COZINHA”, APRESENTANDO A PROBLEMÁTICA DO SEU DESCARTE INCORRETO NO MEIO AMBIENTE E SUAS FORMAS DE RECICLAGEM. PARA LEVANTAMENTO E OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS, ANTERIOR E APÓS A DISCUSSÃO. AS ANÁLISES DOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS ALUNOS MOSTRARAM QUE: 58% APONTARAM CORRETAMENTE A DEFINIÇÃO DE RECICLAGEM NO QUESTIONÁRIO PRÉVIO, ENQUANTO 70% A DEFINIRAM CORRETAMENTE NO DE VERIFICAÇÃO. SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO DESCARTE INCORRETO DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE, 100% DESTES AFIRMARAM QUE NÃO AS CONHECIAM, MAS APÓS A DISCUSSÃO 70% CONSEGUIRAM APONTÁ-LAS. 58% DELES RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM QUE O ÓLEO DE COZINHA É UM LIXO RECICLÁVEL E 73% AFIRMARAM QUE OS ÓLEOS UTILIZADOS EM SUAS RESIDÊNCIAS SÃO DESCARTADOS NA PIA, NO LIXO OU NO SOLO. AS RESPOSTAS OBTIDAS ENFATIZAM A NECESSIDADE DA DISCUSSÃO DESTES CONCEITOS NA ESCOLA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, CONSCIENTIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID1943_14082019131042.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANNY CLARISSY DA SILVA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "STEPHANNY MENDONÇA" "autor_email" => "stephannymendonca@hotmail" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59863 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1521 "inscrito_id" => 1943 "titulo" => """ DESPERTANDO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL \r\n WALFREDO GURGEL – NATAL/RN """ "resumo" => "OBSERVA-SE ATUALMENTE UM AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DEVIDO ÀS ATIVIDADES HUMANAS QUE TEM ACELERADO O RITMO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO HUMANO E, PARA QUE ELAS OCORRAM, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRESENTA-SE COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL. NO ENTANTO, EM MUITAS ESCOLAS NÃO HÁ ESSA DISCUSSÃO. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA, BUSCANDO DESPERTAR A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR WALFREDO GURGEL, LOCALIZADA EM NATAL/RN, ESTA CONSISTIU EM UMA DISCUSSÃO SOBRE OS CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE, ABORDANDO O PRINCÍPIO DOS 3RS, COM FOCO NO TEMA “ÓLEO DE COZINHA”, APRESENTANDO A PROBLEMÁTICA DO SEU DESCARTE INCORRETO NO MEIO AMBIENTE E SUAS FORMAS DE RECICLAGEM. PARA LEVANTAMENTO E OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS, ANTERIOR E APÓS A DISCUSSÃO. AS ANÁLISES DOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS ALUNOS MOSTRARAM QUE: 58% APONTARAM CORRETAMENTE A DEFINIÇÃO DE RECICLAGEM NO QUESTIONÁRIO PRÉVIO, ENQUANTO 70% A DEFINIRAM CORRETAMENTE NO DE VERIFICAÇÃO. SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO DESCARTE INCORRETO DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE, 100% DESTES AFIRMARAM QUE NÃO AS CONHECIAM, MAS APÓS A DISCUSSÃO 70% CONSEGUIRAM APONTÁ-LAS. 58% DELES RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM QUE O ÓLEO DE COZINHA É UM LIXO RECICLÁVEL E 73% AFIRMARAM QUE OS ÓLEOS UTILIZADOS EM SUAS RESIDÊNCIAS SÃO DESCARTADOS NA PIA, NO LIXO OU NO SOLO. AS RESPOSTAS OBTIDAS ENFATIZAM A NECESSIDADE DA DISCUSSÃO DESTES CONCEITOS NA ESCOLA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, CONSCIENTIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID1943_14082019131042.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "STEPHANNY CLARISSY DA SILVA MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "STEPHANNY MENDONÇA" "autor_email" => "stephannymendonca@hotmail" "autor_ies" => "UFRN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }