OBSERVA-SE ATUALMENTE UM AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DEVIDO ÀS ATIVIDADES HUMANAS QUE TEM ACELERADO O RITMO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO HUMANO E, PARA QUE ELAS OCORRAM, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRESENTA-SE COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL. NO ENTANTO, EM MUITAS ESCOLAS NÃO HÁ ESSA DISCUSSÃO. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA, BUSCANDO DESPERTAR A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR WALFREDO GURGEL, LOCALIZADA EM NATAL/RN, ESTA CONSISTIU EM UMA DISCUSSÃO SOBRE OS CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE, ABORDANDO O PRINCÍPIO DOS 3RS, COM FOCO NO TEMA “ÓLEO DE COZINHA”, APRESENTANDO A PROBLEMÁTICA DO SEU DESCARTE INCORRETO NO MEIO AMBIENTE E SUAS FORMAS DE RECICLAGEM. PARA LEVANTAMENTO E OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS, ANTERIOR E APÓS A DISCUSSÃO. AS ANÁLISES DOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS ALUNOS MOSTRARAM QUE: 58% APONTARAM CORRETAMENTE A DEFINIÇÃO DE RECICLAGEM NO QUESTIONÁRIO PRÉVIO, ENQUANTO 70% A DEFINIRAM CORRETAMENTE NO DE VERIFICAÇÃO. SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO DESCARTE INCORRETO DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE, 100% DESTES AFIRMARAM QUE NÃO AS CONHECIAM, MAS APÓS A DISCUSSÃO 70% CONSEGUIRAM APONTÁ-LAS. 58% DELES RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM QUE O ÓLEO DE COZINHA É UM LIXO RECICLÁVEL E 73% AFIRMARAM QUE OS ÓLEOS UTILIZADOS EM SUAS RESIDÊNCIAS SÃO DESCARTADOS NA PIA, NO LIXO OU NO SOLO. AS RESPOSTAS OBTIDAS ENFATIZAM A NECESSIDADE DA DISCUSSÃO DESTES CONCEITOS NA ESCOLA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.