Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESPERTANDO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL WALFREDO GURGEL – NATAL/RN

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, CONSCIENTIZAÇÃO Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59863
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1521
    "inscrito_id" => 1943
    "titulo" => """
      DESPERTANDO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL \r\n
      WALFREDO GURGEL – NATAL/RN
      """
    "resumo" => "OBSERVA-SE ATUALMENTE UM AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DEVIDO ÀS ATIVIDADES HUMANAS QUE TEM ACELERADO O RITMO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO HUMANO E, PARA QUE ELAS OCORRAM, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRESENTA-SE COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL. NO ENTANTO, EM MUITAS ESCOLAS NÃO HÁ ESSA DISCUSSÃO. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA, BUSCANDO DESPERTAR A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR WALFREDO GURGEL, LOCALIZADA EM NATAL/RN, ESTA CONSISTIU EM UMA DISCUSSÃO SOBRE OS CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE, ABORDANDO O PRINCÍPIO DOS 3RS, COM FOCO NO TEMA “ÓLEO DE COZINHA”, APRESENTANDO A PROBLEMÁTICA DO SEU DESCARTE INCORRETO NO MEIO AMBIENTE E SUAS FORMAS DE RECICLAGEM. PARA LEVANTAMENTO E OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS, ANTERIOR E APÓS A DISCUSSÃO. AS ANÁLISES DOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS ALUNOS MOSTRARAM QUE: 58% APONTARAM CORRETAMENTE A DEFINIÇÃO DE RECICLAGEM NO QUESTIONÁRIO PRÉVIO, ENQUANTO 70% A DEFINIRAM CORRETAMENTE NO DE VERIFICAÇÃO. SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO DESCARTE INCORRETO DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE, 100% DESTES AFIRMARAM QUE NÃO AS CONHECIAM, MAS APÓS A DISCUSSÃO 70% CONSEGUIRAM APONTÁ-LAS. 58% DELES RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM QUE O ÓLEO DE COZINHA É UM LIXO RECICLÁVEL E 73% AFIRMARAM QUE OS ÓLEOS UTILIZADOS EM SUAS RESIDÊNCIAS SÃO DESCARTADOS NA PIA, NO LIXO OU NO SOLO. AS RESPOSTAS OBTIDAS ENFATIZAM A NECESSIDADE DA DISCUSSÃO DESTES CONCEITOS NA ESCOLA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID1943_14082019131042.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANNY CLARISSY DA SILVA MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANNY MENDONÇA"
    "autor_email" => "stephannymendonca@hotmail"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59863
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1521
    "inscrito_id" => 1943
    "titulo" => """
      DESPERTANDO A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL: INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE A ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL \r\n
      WALFREDO GURGEL – NATAL/RN
      """
    "resumo" => "OBSERVA-SE ATUALMENTE UM AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DEVIDO ÀS ATIVIDADES HUMANAS QUE TEM ACELERADO O RITMO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO HUMANO E, PARA QUE ELAS OCORRAM, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRESENTA-SE COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL. NO ENTANTO, EM MUITAS ESCOLAS NÃO HÁ ESSA DISCUSSÃO. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA, BUSCANDO DESPERTAR A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR WALFREDO GURGEL, LOCALIZADA EM NATAL/RN, ESTA CONSISTIU EM UMA DISCUSSÃO SOBRE OS CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE, ABORDANDO O PRINCÍPIO DOS 3RS, COM FOCO NO TEMA “ÓLEO DE COZINHA”, APRESENTANDO A PROBLEMÁTICA DO SEU DESCARTE INCORRETO NO MEIO AMBIENTE E SUAS FORMAS DE RECICLAGEM. PARA LEVANTAMENTO E OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS, ANTERIOR E APÓS A DISCUSSÃO. AS ANÁLISES DOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS ALUNOS MOSTRARAM QUE: 58% APONTARAM CORRETAMENTE A DEFINIÇÃO DE RECICLAGEM NO QUESTIONÁRIO PRÉVIO, ENQUANTO 70% A DEFINIRAM CORRETAMENTE NO DE VERIFICAÇÃO. SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO DESCARTE INCORRETO DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE, 100% DESTES AFIRMARAM QUE NÃO AS CONHECIAM, MAS APÓS A DISCUSSÃO 70% CONSEGUIRAM APONTÁ-LAS. 58% DELES RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM QUE O ÓLEO DE COZINHA É UM LIXO RECICLÁVEL E 73% AFIRMARAM QUE OS ÓLEOS UTILIZADOS EM SUAS RESIDÊNCIAS SÃO DESCARTADOS NA PIA, NO LIXO OU NO SOLO. AS RESPOSTAS OBTIDAS ENFATIZAM A NECESSIDADE DA DISCUSSÃO DESTES CONCEITOS NA ESCOLA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ECOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA14_ID1943_14082019131042.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "STEPHANNY CLARISSY DA SILVA MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "STEPHANNY MENDONÇA"
    "autor_email" => "stephannymendonca@hotmail"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

OBSERVA-SE ATUALMENTE UM AGRAVAMENTO DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS DEVIDO ÀS ATIVIDADES HUMANAS QUE TEM ACELERADO O RITMO DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL. PERCEBE-SE A NECESSIDADE DE MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO HUMANO E, PARA QUE ELAS OCORRAM, A EDUCAÇÃO AMBIENTAL APRESENTA-SE COMO ELEMENTO INDISPENSÁVEL. NO ENTANTO, EM MUITAS ESCOLAS NÃO HÁ ESSA DISCUSSÃO. PENSANDO NISSO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO FAZER UMA BREVE INTRODUÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UMA ESCOLA, BUSCANDO DESPERTAR A CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. A ATIVIDADE FOI DESENVOLVIDA NA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR WALFREDO GURGEL, LOCALIZADA EM NATAL/RN, ESTA CONSISTIU EM UMA DISCUSSÃO SOBRE OS CONCEITOS DE SUSTENTABILIDADE, ABORDANDO O PRINCÍPIO DOS 3RS, COM FOCO NO TEMA “ÓLEO DE COZINHA”, APRESENTANDO A PROBLEMÁTICA DO SEU DESCARTE INCORRETO NO MEIO AMBIENTE E SUAS FORMAS DE RECICLAGEM. PARA LEVANTAMENTO E OBTENÇÃO DOS DADOS FORAM APLICADOS DOIS QUESTIONÁRIOS, ANTERIOR E APÓS A DISCUSSÃO. AS ANÁLISES DOS QUESTIONÁRIOS RESPONDIDOS PELOS ALUNOS MOSTRARAM QUE: 58% APONTARAM CORRETAMENTE A DEFINIÇÃO DE RECICLAGEM NO QUESTIONÁRIO PRÉVIO, ENQUANTO 70% A DEFINIRAM CORRETAMENTE NO DE VERIFICAÇÃO. SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DO DESCARTE INCORRETO DO ÓLEO DE COZINHA NO MEIO AMBIENTE, 100% DESTES AFIRMARAM QUE NÃO AS CONHECIAM, MAS APÓS A DISCUSSÃO 70% CONSEGUIRAM APONTÁ-LAS. 58% DELES RESPONDERAM QUE NÃO SABIAM QUE O ÓLEO DE COZINHA É UM LIXO RECICLÁVEL E 73% AFIRMARAM QUE OS ÓLEOS UTILIZADOS EM SUAS RESIDÊNCIAS SÃO DESCARTADOS NA PIA, NO LIXO OU NO SOLO. AS RESPOSTAS OBTIDAS ENFATIZAM A NECESSIDADE DA DISCUSSÃO DESTES CONCEITOS NA ESCOLA ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.