MUITOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO BRASIL NÃO TÊM CONTATO COM NOVAS TECNOLOGIAS, OU AS TEM
SEM QUE A ESCOLA ESTEJA PREPARADA PARA MANUSEÁ-LA. PARALELO A ISSO, ASPIRANTES A PROFESSORES PRECISAM
VIVENCIAR EXPERIÊNCIAS REAIS EM SALAS DE AULA PARA DESENVOLVEREM NOÇÕES TEÓRICAS E PRÁTICAS DA
DOCÊNCIA. SENDO ASSIM, FOI ELABORADA, COMO REQUISITO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I DO CURSO DE
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM-BA, UMA OFICINA DE MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES E ROBÓTICA, APLICADA NA ESCOLA MUNICIPAL DE PRIMEIRO GRAU DE TIJUAÇU, DISTRITO DE SENHOR DO BONFIM, BA, COM O OBJETIVO DE MOSTRAR O SEU PROCESSO DE ELABORAÇÃO,
ESTUDO, SUA APLICAÇÃO E ANÁLISE. OS PROCESSOS DE LABORAÇÃO DA OFICINA FORAM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA,
OBSERVAÇÃO, SELEÇÃO DOS ALUNOS, APLICAÇÃO E O RELATÓRIO DE ESTÁGIO. ESTE ARTIGO MOSTRA COMO A OFICINA FOI PLANEJADA E PREPARADA, EXPÕE A EXPERIÊNCIA DE OBSERVAÇÃO DOS ALUNOS, DETALHA OS DIAS DE APLICAÇÃO E SEUS ACONTECIMENTOS, ANALISA OBSERVAÇÕES SOBRE COMPORTAMENTO DOS ALUNOS, MOSTRA OS ACERTOS, ERROS, O RESULTADO DA SUA APLICAÇÃO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA ALUNOS E LICENCIANDOS.