A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA COM 20 ALUNOS VOLUNTÁRIOS DO 3° PERÍODO DO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA, TENDO COMO OBJETIVO IDENTIFICAR AS FERRAMENTAS DE AVALIAÇÃO MAIS PRESENTES E ADOTADAS PELOS
PROFESSORES, NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, LOCALIZADO NO CAMPUS ACADÊMICO DO AGRESTE (CAA),
UFPE. FICOU CONSTATADO QUE A METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO GERALMENTE SEGUE UM ÚNICO PADRÃO,
CARACTERIZADO POR UMA FORMA DE AVALIAR COM PROVAS ESCRITAS E INDIVIDUAIS. OS ALUNOS AFIRMAM QUE NA
MAIORIA DAS VEZES O TEMPO PEDAGÓGICO DA DISCIPLINA NÃO FOI SUFICIENTE PARA A CONSOLIDAÇÃO DO CONTEÚDO
EM FORMA DE APRENDIZADO. ALÉM DISSO, PARTE DOS ENTREVISTADOS AFIRMA QUE OS PROFESSORES COBRAM
ASSUNTOS QUE NÃO FORAM APRESENTADOS EM SALA DE AULA TENDO O ALUNO QUE APRENDER O CONTEÚDO SOZINHO.
DESTA FORMA, DEVEMOS REFLETIR COMO A PRÁTICA DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES PODE SER MELHORADA E
REFORMULADA, ANCORANDO-SE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, NA EVOLUÇÃO DOS ESTUDANTES, E NÃO APENAS NO
PRODUTO FINAL.