Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL: POSSIBILIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: CONSCIÊNCIA CORPORAL, TOMADA DE CONSCIÊNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA Pôster (PO) GT 09 – Educação Infantil
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59848
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4914
    "inscrito_id" => 4314
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL: POSSIBILIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEVE POSSIBILITAR AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO E COMPREENSÃO DA MOTRICIDADE MEDIANTE O CONHECIMENTO DOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL. NESTE SENTIDO, ESSE TRABALHO COMEÇA POR PROBLEMATIZAR A IMPORTÂNCIA DE UMA PRÁTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM QUE HAJA A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA POR PARTE DO DOCENTE NO SENTIDO DE PROPICIAR SITUAÇÕES EM QUE SEJA OPORTUNIZADO À CRIANÇA UMA APROPRIAÇÃO CONSCIENTE DO PRÓPRIO CORPO, OU SEJA O DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE SUA AÇÃO MOTORA. O CONCEITO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA É PENSADO A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET, PARA QUEM ESSA SE CARACTERIZA QUANDO OS MEIOS QUE PROVOCAM A AÇÃO POSSIBILITAM PASSAR DO “PORQUÊ” PARA O “COMO”, OU SEJA, QUANDO A ATIVIDADE POSSIBILITA TORNAR CONSCIENTE ELEMENTOS E MECANISMOS QUE ERAM PRECEDENTEMENTE INCONSCIENTES (PIAGET, 1977). A METODOLOGIA SE CONSTITUI ENQUANTO UM PROCESSO PARTICIPATIVO, UMA IMERSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM QUE, NAS AÇÕES COM AS CRIANÇAS POSSAM SER PERCEBIDAS E APREENDIDAS QUAIS SERIAM AS ATIVIDADES QUE MELHOR PODEM PROPICIAR A TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO. À PARTIR DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS, QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DE UMA DISCUSSÃO ACERCA DO TEMA, BUSCA-SE O DIÁLOGO COM O QUE É APRESENTADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A FIM DE DESTACAR E DELINEAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE MAIS SE ADEQUAM AO TRABALHO COM O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL NAS CRIANÇAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CONSCIÊNCIA CORPORAL, TOMADA DE CONSCIÊNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID4314_27092019140555.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA TEIXEIRA PAULA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA TEIXEIRA "
    "autor_email" => "gabrielatpaula@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFJF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59848
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4914
    "inscrito_id" => 4314
    "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL: POSSIBILIDADES PRÁTICAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEVE POSSIBILITAR AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO E COMPREENSÃO DA MOTRICIDADE MEDIANTE O CONHECIMENTO DOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL. NESTE SENTIDO, ESSE TRABALHO COMEÇA POR PROBLEMATIZAR A IMPORTÂNCIA DE UMA PRÁTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM QUE HAJA A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA POR PARTE DO DOCENTE NO SENTIDO DE PROPICIAR SITUAÇÕES EM QUE SEJA OPORTUNIZADO À CRIANÇA UMA APROPRIAÇÃO CONSCIENTE DO PRÓPRIO CORPO, OU SEJA O DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE SUA AÇÃO MOTORA. O CONCEITO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA É PENSADO A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET, PARA QUEM ESSA SE CARACTERIZA QUANDO OS MEIOS QUE PROVOCAM A AÇÃO POSSIBILITAM PASSAR DO “PORQUÊ” PARA O “COMO”, OU SEJA, QUANDO A ATIVIDADE POSSIBILITA TORNAR CONSCIENTE ELEMENTOS E MECANISMOS QUE ERAM PRECEDENTEMENTE INCONSCIENTES (PIAGET, 1977). A METODOLOGIA SE CONSTITUI ENQUANTO UM PROCESSO PARTICIPATIVO, UMA IMERSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM QUE, NAS AÇÕES COM AS CRIANÇAS POSSAM SER PERCEBIDAS E APREENDIDAS QUAIS SERIAM AS ATIVIDADES QUE MELHOR PODEM PROPICIAR A TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO. À PARTIR DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS, QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DE UMA DISCUSSÃO ACERCA DO TEMA, BUSCA-SE O DIÁLOGO COM O QUE É APRESENTADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A FIM DE DESTACAR E DELINEAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE MAIS SE ADEQUAM AO TRABALHO COM O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL NAS CRIANÇAS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 – Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "CONSCIÊNCIA CORPORAL, TOMADA DE CONSCIÊNCIA, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA9_ID4314_27092019140555.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA TEIXEIRA PAULA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA TEIXEIRA "
    "autor_email" => "gabrielatpaula@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UFJF"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DEVE POSSIBILITAR AOS ALUNOS A CONSTRUÇÃO E COMPREENSÃO DA MOTRICIDADE MEDIANTE O CONHECIMENTO DOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL. NESTE SENTIDO, ESSE TRABALHO COMEÇA POR PROBLEMATIZAR A IMPORTÂNCIA DE UMA PRÁTICA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM QUE HAJA A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA POR PARTE DO DOCENTE NO SENTIDO DE PROPICIAR SITUAÇÕES EM QUE SEJA OPORTUNIZADO À CRIANÇA UMA APROPRIAÇÃO CONSCIENTE DO PRÓPRIO CORPO, OU SEJA O DESENVOLVIMENTO DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE SUA AÇÃO MOTORA. O CONCEITO DE TOMADA DE CONSCIÊNCIA É PENSADO A PARTIR DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET, PARA QUEM ESSA SE CARACTERIZA QUANDO OS MEIOS QUE PROVOCAM A AÇÃO POSSIBILITAM PASSAR DO “PORQUÊ” PARA O “COMO”, OU SEJA, QUANDO A ATIVIDADE POSSIBILITA TORNAR CONSCIENTE ELEMENTOS E MECANISMOS QUE ERAM PRECEDENTEMENTE INCONSCIENTES (PIAGET, 1977). A METODOLOGIA SE CONSTITUI ENQUANTO UM PROCESSO PARTICIPATIVO, UMA IMERSÃO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA, EM QUE, NAS AÇÕES COM AS CRIANÇAS POSSAM SER PERCEBIDAS E APREENDIDAS QUAIS SERIAM AS ATIVIDADES QUE MELHOR PODEM PROPICIAR A TOMADA DE CONSCIÊNCIA EM RELAÇÃO AO PRÓPRIO CORPO. À PARTIR DOS REFERENCIAIS TEÓRICOS, QUE POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DE UMA DISCUSSÃO ACERCA DO TEMA, BUSCA-SE O DIÁLOGO COM O QUE É APRESENTADO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL A FIM DE DESTACAR E DELINEAR ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS QUE MAIS SE ADEQUAM AO TRABALHO COM O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CORPORAL NAS CRIANÇAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.