O PRESENTE ESTUDO VERSA SOBRE AS PRINCIPAIS PRÁTICAS ADOTADAS PELAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PARA O DESENVOLVIMENTO DA FORMAÇÃO CRÍTICA DO ALUNO, UTILIZANDO A LEITURA. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL DISCUTIR SOBRE AS PRÁTICAS DAS DOCENTES, BEM COMO, O USO DA LEITURA COMO ARTIFÍCIO, PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PRIVADA DE FORTALEZA-CE. OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS FORMAM: (I) VERIFICAR AS DIFICULDADES DAS PROFESSORAS NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE MOTIVAÇÃO DAS CRIANÇAS NA PRÁTICA DA LEITURA E (II) IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ADOTADAS PARA O ENFRENTAMENTO DE POSSÍVEIS PROBLEMAS. UTILIZOU-SE A ABORDAGEM QUALITATIVA, SENDO CARACTERIZADA COMO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA BASEADA EM MARKONI (2008), MINAYO (1994) E GIL (1994) E PARTICIPARAM DUAS PROFESSORAS DO 1º ANO. PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO FORAM USADAS AS SEGUINTES LITERATURAS: CARVALHO (1959), PETIT (2008) E FREIRE (2000) ENTRE OUTRAS. OS RESULTADOS APONTAM QUE AS PROFESSORAS SENTEM MAIS DIFICULDADES COM PARCERIA DA FAMÍLIA, E COM A MOTIVAÇÃO DAS CRIANÇAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA. CONSTATOU-SE TAMBÉM, QUE AS PRÁTICAS DAS PARTICIPANTES SÃO MOTIVADAS, E UTILIZAM-SE DE ESTRATÉGIAS DE ESTIMULAÇÃO COM DIVERSOS RECURSOS PARA INTRODUZIR OS ALUNOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LEITURA.