Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA INAUGURAL NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: EXPERIMENTAÇÃO, AULA INAUGURAL, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59345
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 992
    "inscrito_id" => 4641
    "titulo" => "AULA INAUGURAL NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO CONSISTE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA INAUGURAL REALIZADA PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA DEBORAH CORREIA LIMA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. NESTA AULA FORAM SELECIONADOS ALGUNS TEMAS DA ÁREA DA QUÍMICA QUE SERÃO LECIONADOS NO PRIMEIRO ANO PARA SEREM EXPOSTOS DE FORMA CONCEITUAL E COM AUXILIO DE EXPERIMENTOS. O OBJETIVO DESSA ATIVIDADE FOI DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELA QUÍMICA E PREPARÁ-LOS PARA OS CONTEÚDOS QUE SERÃO VISTOS POSTERIORMENTE, ALÉM DE DEMONSTRAR QUE A EXPERIMENTAÇÃO É UMA METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. ESSA AÇÃO PROPORCIONOU INTERAÇÃO, DESPERTAR DE INTERESSE, CURIOSIDADE E MOTIVAÇÃO, DEMONSTRANDO QUE ESSA PODE SER UMA PRÁTICA RECORRENTE EM TODOS OS INÍCIOS DE ANO LETIVO VISTO QUE PODE MOTIVAR OS ALUNOS E CONTRIBUIR PARA A QUEBRA DE PARADIGMAS DE QUE A QUÍMICA SEJA UMA DISCIPLINA DIFÍCIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, AULA INAUGURAL, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4641_07082019072308.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE DA CONCEIÇÃO PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "Denise.pimentel111@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59345
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 992
    "inscrito_id" => 4641
    "titulo" => "AULA INAUGURAL NO PROJETO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO CONSISTE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA INAUGURAL REALIZADA PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA DEBORAH CORREIA LIMA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. NESTA AULA FORAM SELECIONADOS ALGUNS TEMAS DA ÁREA DA QUÍMICA QUE SERÃO LECIONADOS NO PRIMEIRO ANO PARA SEREM EXPOSTOS DE FORMA CONCEITUAL E COM AUXILIO DE EXPERIMENTOS. O OBJETIVO DESSA ATIVIDADE FOI DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELA QUÍMICA E PREPARÁ-LOS PARA OS CONTEÚDOS QUE SERÃO VISTOS POSTERIORMENTE, ALÉM DE DEMONSTRAR QUE A EXPERIMENTAÇÃO É UMA METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. ESSA AÇÃO PROPORCIONOU INTERAÇÃO, DESPERTAR DE INTERESSE, CURIOSIDADE E MOTIVAÇÃO, DEMONSTRANDO QUE ESSA PODE SER UMA PRÁTICA RECORRENTE EM TODOS OS INÍCIOS DE ANO LETIVO VISTO QUE PODE MOTIVAR OS ALUNOS E CONTRIBUIR PARA A QUEBRA DE PARADIGMAS DE QUE A QUÍMICA SEJA UMA DISCIPLINA DIFÍCIL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EXPERIMENTAÇÃO, AULA INAUGURAL, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID4641_07082019072308.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DENISE DA CONCEIÇÃO PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "DENISE"
    "autor_email" => "Denise.pimentel111@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO CONSISTE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AULA INAUGURAL REALIZADA PELOS BOLSISTAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA ESCOLA DEBORAH CORREIA LIMA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO. NESTA AULA FORAM SELECIONADOS ALGUNS TEMAS DA ÁREA DA QUÍMICA QUE SERÃO LECIONADOS NO PRIMEIRO ANO PARA SEREM EXPOSTOS DE FORMA CONCEITUAL E COM AUXILIO DE EXPERIMENTOS. O OBJETIVO DESSA ATIVIDADE FOI DESPERTAR O INTERESSE DOS ALUNOS PELA QUÍMICA E PREPARÁ-LOS PARA OS CONTEÚDOS QUE SERÃO VISTOS POSTERIORMENTE, ALÉM DE DEMONSTRAR QUE A EXPERIMENTAÇÃO É UMA METODOLOGIA FACILITADORA NO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. ESSA AÇÃO PROPORCIONOU INTERAÇÃO, DESPERTAR DE INTERESSE, CURIOSIDADE E MOTIVAÇÃO, DEMONSTRANDO QUE ESSA PODE SER UMA PRÁTICA RECORRENTE EM TODOS OS INÍCIOS DE ANO LETIVO VISTO QUE PODE MOTIVAR OS ALUNOS E CONTRIBUIR PARA A QUEBRA DE PARADIGMAS DE QUE A QUÍMICA SEJA UMA DISCIPLINA DIFÍCIL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.