Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ANOS INICIAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59820
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5119
    "inscrito_id" => 9879
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, A BUSCA POR ARTIGOS E LIVROS PUBLICADOS SOBRE A TEMÁTICA FOI REALIZADA. PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUE COLABORARAM NA DEFESA DA IMPORTÂNCIA DESSE ENSINO NOS ANOS INICIAIS, UMA VEZ QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS COLABORA PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO. E DESCOBRIU-SE QUE, A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS É POSSÍVEL QUE A CRIANÇA SE DESENVOLVA MELHOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. APÓS LEITURAS PERCEBEU-SE QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTÁ INTRINSICAMENTE LIGADA A ESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE À PRÁTICA PEDAGÓGICA CABE O CONHECIMENTO E A INTENCIONALIDADE VOLTADOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRO DA CRIANÇA. POIS QUANDO O PROFESSOR VIVENCIA UMA FORMAÇÃO DE APROPRIAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS, SUA ATIVIDADE DIÁRIA, SUA PRÁXIS, TORNA-SE CADA VEZ MAIS VOLTADA PARA A COLABORAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS POR PARTE DE SEUS ALUNOS. PORTANTO, TRABALHAR COM CIÊNCIAS NA SALA DE AULA ALÉM DE DESAFIADOR É DE GRANDE SIGNIFICAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ANOS INICIAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9879_01102019142320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEBER TIAGO DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "CLEBER MENEZES"
    "autor_email" => "cleberquimica@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59820
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5119
    "inscrito_id" => 9879
    "titulo" => "DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, A BUSCA POR ARTIGOS E LIVROS PUBLICADOS SOBRE A TEMÁTICA FOI REALIZADA. PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUE COLABORARAM NA DEFESA DA IMPORTÂNCIA DESSE ENSINO NOS ANOS INICIAIS, UMA VEZ QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS COLABORA PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO. E DESCOBRIU-SE QUE, A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS É POSSÍVEL QUE A CRIANÇA SE DESENVOLVA MELHOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. APÓS LEITURAS PERCEBEU-SE QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTÁ INTRINSICAMENTE LIGADA A ESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE À PRÁTICA PEDAGÓGICA CABE O CONHECIMENTO E A INTENCIONALIDADE VOLTADOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRO DA CRIANÇA. POIS QUANDO O PROFESSOR VIVENCIA UMA FORMAÇÃO DE APROPRIAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS, SUA ATIVIDADE DIÁRIA, SUA PRÁXIS, TORNA-SE CADA VEZ MAIS VOLTADA PARA A COLABORAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS POR PARTE DE SEUS ALUNOS. PORTANTO, TRABALHAR COM CIÊNCIAS NA SALA DE AULA ALÉM DE DESAFIADOR É DE GRANDE SIGNIFICAÇÃO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ANOS INICIAIS, ENSINO DE CIÊNCIAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9879_01102019142320.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLEBER TIAGO DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "CLEBER MENEZES"
    "autor_email" => "cleberquimica@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DA IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, A BUSCA POR ARTIGOS E LIVROS PUBLICADOS SOBRE A TEMÁTICA FOI REALIZADA. PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS QUE COLABORARAM NA DEFESA DA IMPORTÂNCIA DESSE ENSINO NOS ANOS INICIAIS, UMA VEZ QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS COLABORA PARA O DESENVOLVIMENTO CRÍTICO. E DESCOBRIU-SE QUE, A PARTIR DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS É POSSÍVEL QUE A CRIANÇA SE DESENVOLVA MELHOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. APÓS LEITURAS PERCEBEU-SE QUE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ESTÁ INTRINSICAMENTE LIGADA A ESSE PROCESSO, UMA VEZ QUE À PRÁTICA PEDAGÓGICA CABE O CONHECIMENTO E A INTENCIONALIDADE VOLTADOS PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRO DA CRIANÇA. POIS QUANDO O PROFESSOR VIVENCIA UMA FORMAÇÃO DE APROPRIAÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS, SUA ATIVIDADE DIÁRIA, SUA PRÁXIS, TORNA-SE CADA VEZ MAIS VOLTADA PARA A COLABORAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS POR PARTE DE SEUS ALUNOS. PORTANTO, TRABALHAR COM CIÊNCIAS NA SALA DE AULA ALÉM DE DESAFIADOR É DE GRANDE SIGNIFICAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.