Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE NUTRIENTES E HÁBITOS ALIMENTARES

Palavra-chaves: NUTRIÇÃO, BIOQUÍMICA, RENDIMENTO ESCOLAR, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59583
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3456
    "inscrito_id" => 3463
    "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE NUTRIENTES E HÁBITOS ALIMENTARES"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ABORDA UMA PESQUISA QUALIQUANTITATIVA REALIZADA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM PERÍODO INTEGRAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL/RN. A PESQUISA, REALIZADA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, VISA CONHECER OS HÁBITOS ALIMENTARES DESSES JOVENS E SE OS MESMOS INFLUENCIAM EM SEU RENDIMENTO ESCOLAR, ASSIM COMO CONHECER SUAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A TEMÁTICA, PERCEPÇÕES DO QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E COMPREENSÃO DA INFLUÊNCIA DA ESCOLHA DOS ALIMENTOS NO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO E NA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM QUE BOA PARTE DOS ESTUDANTES NÃO APRESENTAM UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, SEJAM PELO NÚMERO DE REFEIÇÕES REALIZADAS POR DIA, HORÁRIO DESSAS REFEIÇÕES, QUANTIDADE E VARIEDADE DE NUTRIENTES INGERIDOS. PARALELAMENTE A ISSO, TAMBÉM FORAM RELATADOS CASOS DE MAL-ESTAR NA ESCOLA POR ALGUNS PARTICIPANTES DA PESQUISA. DE MODO MAIS ABRANGENTE, PÔDE-SE PERCEBER QUE ELES TÊM UM SENSO COMUM DE O QUE É ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM CONHECIMENTO LIMITADO E FORTES CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, PRINCIPALMENTE RELACIONADAS AOS CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS. ASSIM, PODE-SE CONCLUIR QUE A FALTA DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS RELATIVOS AOS PROCESSOS FISIOLÓGICOS COTIDIANOS DÁ ESPAÇO ÀS VIGENTES CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E A SUA INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO DOS JOVENS. DESSA FORMA, SURGE A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES INTERATIVAS E CONTEXTUALIZADAS QUE BUSQUEM TRABALHAR A QUESTÃO DA ALIMENTAÇÃO ATRELADA A SAÚDE, COM POTENCIAL PARA PROMOVER A MUDANÇA NOS HÁBITOS ALIMENTARES E, CONSEQUENTEMENTE, MELHORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "NUTRIÇÃO, BIOQUÍMICA, RENDIMENTO ESCOLAR, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3463_21092019152948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS PAULO SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcospaulossx@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59583
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3456
    "inscrito_id" => 3463
    "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE NUTRIENTES E HÁBITOS ALIMENTARES"
    "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO ABORDA UMA PESQUISA QUALIQUANTITATIVA REALIZADA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM PERÍODO INTEGRAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL/RN. A PESQUISA, REALIZADA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, VISA CONHECER OS HÁBITOS ALIMENTARES DESSES JOVENS E SE OS MESMOS INFLUENCIAM EM SEU RENDIMENTO ESCOLAR, ASSIM COMO CONHECER SUAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A TEMÁTICA, PERCEPÇÕES DO QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E COMPREENSÃO DA INFLUÊNCIA DA ESCOLHA DOS ALIMENTOS NO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO E NA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM QUE BOA PARTE DOS ESTUDANTES NÃO APRESENTAM UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, SEJAM PELO NÚMERO DE REFEIÇÕES REALIZADAS POR DIA, HORÁRIO DESSAS REFEIÇÕES, QUANTIDADE E VARIEDADE DE NUTRIENTES INGERIDOS. PARALELAMENTE A ISSO, TAMBÉM FORAM RELATADOS CASOS DE MAL-ESTAR NA ESCOLA POR ALGUNS PARTICIPANTES DA PESQUISA. DE MODO MAIS ABRANGENTE, PÔDE-SE PERCEBER QUE ELES TÊM UM SENSO COMUM DE O QUE É ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM CONHECIMENTO LIMITADO E FORTES CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, PRINCIPALMENTE RELACIONADAS AOS CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS. ASSIM, PODE-SE CONCLUIR QUE A FALTA DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS RELATIVOS AOS PROCESSOS FISIOLÓGICOS COTIDIANOS DÁ ESPAÇO ÀS VIGENTES CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E A SUA INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO DOS JOVENS. DESSA FORMA, SURGE A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES INTERATIVAS E CONTEXTUALIZADAS QUE BUSQUEM TRABALHAR A QUESTÃO DA ALIMENTAÇÃO ATRELADA A SAÚDE, COM POTENCIAL PARA PROMOVER A MUDANÇA NOS HÁBITOS ALIMENTARES E, CONSEQUENTEMENTE, MELHORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "NUTRIÇÃO, BIOQUÍMICA, RENDIMENTO ESCOLAR, CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID3463_21092019152948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCOS PAULO SILVA DE SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARCOS"
    "autor_email" => "marcospaulossx@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE ARTIGO ABORDA UMA PESQUISA QUALIQUANTITATIVA REALIZADA COM ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO, EM PERÍODO INTEGRAL, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE NATAL/RN. A PESQUISA, REALIZADA ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO, VISA CONHECER OS HÁBITOS ALIMENTARES DESSES JOVENS E SE OS MESMOS INFLUENCIAM EM SEU RENDIMENTO ESCOLAR, ASSIM COMO CONHECER SUAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A TEMÁTICA, PERCEPÇÕES DO QUE É UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E COMPREENSÃO DA INFLUÊNCIA DA ESCOLHA DOS ALIMENTOS NO FUNCIONAMENTO DO ORGANISMO E NA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS OBTIDOS REVELARAM QUE BOA PARTE DOS ESTUDANTES NÃO APRESENTAM UMA ALIMENTAÇÃO ADEQUADA, SEJAM PELO NÚMERO DE REFEIÇÕES REALIZADAS POR DIA, HORÁRIO DESSAS REFEIÇÕES, QUANTIDADE E VARIEDADE DE NUTRIENTES INGERIDOS. PARALELAMENTE A ISSO, TAMBÉM FORAM RELATADOS CASOS DE MAL-ESTAR NA ESCOLA POR ALGUNS PARTICIPANTES DA PESQUISA. DE MODO MAIS ABRANGENTE, PÔDE-SE PERCEBER QUE ELES TÊM UM SENSO COMUM DE O QUE É ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, COM CONHECIMENTO LIMITADO E FORTES CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, PRINCIPALMENTE RELACIONADAS AOS CARBOIDRATOS E LIPÍDIOS. ASSIM, PODE-SE CONCLUIR QUE A FALTA DE CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS RELATIVOS AOS PROCESSOS FISIOLÓGICOS COTIDIANOS DÁ ESPAÇO ÀS VIGENTES CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS E A SUA INTERVENÇÃO NA ALIMENTAÇÃO DOS JOVENS. DESSA FORMA, SURGE A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES INTERATIVAS E CONTEXTUALIZADAS QUE BUSQUEM TRABALHAR A QUESTÃO DA ALIMENTAÇÃO ATRELADA A SAÚDE, COM POTENCIAL PARA PROMOVER A MUDANÇA NOS HÁBITOS ALIMENTARES E, CONSEQUENTEMENTE, MELHORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.