A ADESÃO AO DIÁRIO ONLINE PELOS PROFESSORES DA EEM JOSEFA BRAGA BARROSO NO MUNICÍPIO DE MIRAÍMA PERMITIU INÚMERAS CONTRIBUIÇÕES E ABRIU UM LEQUE DE OPORTUNIDADES PARA O USO DAS TECNOLOGIAS NESSE AMBIENTE ESCOLAR. A PERSPECTIVA DO TRABALHO É AVERIGUAR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DO APLICATIVO COM BASE NO OLHAR DOCENTE DOS PROFISSIONAIS DA RESPECTIVA ESCOLA, RELATANDO OS PORMENORES QUE ENVOLVERAM A ADAPTAÇÃO INICIAL, BEM COMO AS VANTAGENS DA INFORMATIZAÇÃO DO DIÁRIO DE CLASSE E PROPOSTAS PARA O APRIMORAMENTO DO APLICATIVO. A METODOLOGIA ADOTADA INICIALMENTE FOI UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DE AUTORES QUE ABORDAM O ASSUNTO PARA O EMBASAMENTO TEÓRICO POR MEIO DE LEITURAS E APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS PARA OBTENÇÃO DE DADOS. OS RESULTADOS OBTIDOS DEIXARAM CLARO QUE O DIÁRIO ONLINE ATRIBUIU MUITAS VANTAGENS AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, EXISTIRAM DIFICULDADES NO MOMENTO DA ADAPTAÇÃO, MAS FORAM SUPERADAS PELOS BENEFÍCIOS TAIS COMO AGILIDADE NOS REGISTROS DE AULAS, FREQUÊNCIA, NOTAS E INTEGRAÇÃO COM O PORTAL ALUNO ONLINE, PERMITINDO QUE OS ALUNOS ACOMPANHEM SEU RENDIMENTO ESCOLAR. O APLICATIVO AINDA PRECISA DE MELHORIAS, PROPOSTAS INCLUSIVE PELOS PROFESSORES DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO. AS SUGESTÕES SERÃO ENCAMINHADAS À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ – SEDUC PARA QUE SEJA AVERIGUADO SE HÁ FUNDAMENTO NO QUE FOI PROPOSTO PELOS EDUCADORES PARA QUE AS MELHORIAS POSSAM SER REALMENTE EFETIVADAS, SE FOR O CASO.