Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA DO IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU (2011/2019)

Palavra-chaves: EVASÃO, LICENCIATURA EM INFORMÁTICA, IFRN/CAMPUS IPANGUAÇU Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 58296
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3773
    "inscrito_id" => 3867
    "titulo" => "A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA DO IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU (2011/2019)"
    "resumo" => "A EVASÃO É UM PROBLEMA RECORRENTE EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NAS MAIS DIVERSAS MODALIDADES. O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN/CAMPUS IPANGUAÇU – NÃO FOGE A ESTA REALIDADE. POR ESTA RAZÃO, O PRESENTE ARTIGO TEM INTUITO DE IDENTIFICAR E ANALISAR AS RAZÕES PELAS QUAIS OS DISCENTES EVADEM CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA PLENA EM INFORMÁTICA, NA MODALIDADE PRESENCIAL. OS DADOS PARA ESTA PESQUISA FORAM EXTRAÍDOS DO SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SUAP), POSTERIORMENTE, DOIS QUESTIONÁRIOS FORAM ELABORADOS E APLICADOS COM DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS E EVADIDOS COM O OBJETIVO DE COMPREENDER O PERFIL DESTES. ANALISANDO OS DADOS, CERCA DE 56% DO TOTAL DOS INGRESSANTES DESISTIRAM DO CURSO. ENTÃO, TORNA-SE IMPRESCINDÍVEL DETERMINAR AS CAUSAS DESTA TAXA DE EVASÃO, APARENTEMENTE, ALTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EVASÃO, LICENCIATURA EM INFORMÁTICA, IFRN/CAMPUS IPANGUAÇU"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID3867_24092019235340.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANK MANOEL DE OLIVEIRA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "FRANK NEVES"
    "autor_email" => "frank_22assu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 58296
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3773
    "inscrito_id" => 3867
    "titulo" => "A EVASÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM INFORMÁTICA DO IFRN – CAMPUS IPANGUAÇU (2011/2019)"
    "resumo" => "A EVASÃO É UM PROBLEMA RECORRENTE EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NAS MAIS DIVERSAS MODALIDADES. O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN/CAMPUS IPANGUAÇU – NÃO FOGE A ESTA REALIDADE. POR ESTA RAZÃO, O PRESENTE ARTIGO TEM INTUITO DE IDENTIFICAR E ANALISAR AS RAZÕES PELAS QUAIS OS DISCENTES EVADEM CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA PLENA EM INFORMÁTICA, NA MODALIDADE PRESENCIAL. OS DADOS PARA ESTA PESQUISA FORAM EXTRAÍDOS DO SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SUAP), POSTERIORMENTE, DOIS QUESTIONÁRIOS FORAM ELABORADOS E APLICADOS COM DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS E EVADIDOS COM O OBJETIVO DE COMPREENDER O PERFIL DESTES. ANALISANDO OS DADOS, CERCA DE 56% DO TOTAL DOS INGRESSANTES DESISTIRAM DO CURSO. ENTÃO, TORNA-SE IMPRESCINDÍVEL DETERMINAR AS CAUSAS DESTA TAXA DE EVASÃO, APARENTEMENTE, ALTA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "EVASÃO, LICENCIATURA EM INFORMÁTICA, IFRN/CAMPUS IPANGUAÇU"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA19_ID3867_24092019235340.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:54"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANK MANOEL DE OLIVEIRA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "FRANK NEVES"
    "autor_email" => "frank_22assu@hotmail.com"
    "autor_ies" => "IFRN - CAMPUS IPANGUAÇU "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EVASÃO É UM PROBLEMA RECORRENTE EM DIVERSAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NAS MAIS DIVERSAS MODALIDADES. O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN/CAMPUS IPANGUAÇU – NÃO FOGE A ESTA REALIDADE. POR ESTA RAZÃO, O PRESENTE ARTIGO TEM INTUITO DE IDENTIFICAR E ANALISAR AS RAZÕES PELAS QUAIS OS DISCENTES EVADEM CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA PLENA EM INFORMÁTICA, NA MODALIDADE PRESENCIAL. OS DADOS PARA ESTA PESQUISA FORAM EXTRAÍDOS DO SISTEMA UNIFICADO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (SUAP), POSTERIORMENTE, DOIS QUESTIONÁRIOS FORAM ELABORADOS E APLICADOS COM DISCENTES REGULARMENTE MATRICULADOS E EVADIDOS COM O OBJETIVO DE COMPREENDER O PERFIL DESTES. ANALISANDO OS DADOS, CERCA DE 56% DO TOTAL DOS INGRESSANTES DESISTIRAM DO CURSO. ENTÃO, TORNA-SE IMPRESCINDÍVEL DETERMINAR AS CAUSAS DESTA TAXA DE EVASÃO, APARENTEMENTE, ALTA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.