Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO E APRENDIZAGEM: NOTAS PARA PENSARMOS A RELAÇÃO ENTRE O NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS (NTPPS) E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS.

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, CURRÍCULO, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59744
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4740
    "inscrito_id" => 6048
    "titulo" => "CURRÍCULO E APRENDIZAGEM: NOTAS PARA PENSARMOS A RELAÇÃO ENTRE O NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS (NTPPS) E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS."
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ESTÃO INTERVINDO\r\n
      NO CURRÍCULO CONVENCIONAL DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ. TAL ANÁLISE SERÁ REALIZADA ATRAVÉS DA\r\n
      OBSERVAÇÃO EM TORNO DA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS (NTPPS). O\r\n
      OBJETIVO DO NTPPS É PROMOVER A REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, GARANTINDO AO ADOLESCENTE\r\n
      E AO JOVEM CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS PARA A VIDA E PARA O TRABALHO. A METODOLOGIA DA PESQUISA É\r\n
      ORGANIZADA PELA OBSERVAÇÃO, O ACOMPANHAMENTO E O DIÁLOGO COM GESTORES, PROFESSORES E TÉCNICOS DO\r\n
      INSTITUTO ALIANÇA (IA), DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ (SEDUC), COMO TAMBÉM DA 10ª\r\n
      COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (CREDE) PARA VERIFICAR A EXECUÇÃO DAS\r\n
      AÇÕES DESSE PROJETO NAS ESCOLAS. NOSSO TRABALHO ESTÁ SISTEMATIZADO NOS ESTUDOS DE COELHO (1982); FREIRE\r\n
      (1987); DELORS (2004); SAVIANI (1999, 2013); SANTOS (2011); SOARES (2017) ENTRE OUTROS ARCABOUÇOS\r\n
      TEÓRICOS. DIANTE DAS ANÁLISES REALIZADAS, PODEMOS VERIFICAR, INICIALMENTE, QUE AS ATIVIDADES PAUTADAS NO\r\n
      DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PROPOSTAS PARA SEREM INSERIDAS NO CURRÍCULO DAS\r\n
      ESCOLAS ACABAM POR SUBSTITUIR CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS CONVENCIONAIS. DESEJAMOS COM ESSE TRABALHO\r\n
      FORNECER ELEMENTOS QUE POSSAM MEDIAR UM DEBATE SOBRE AS EFETIVAS CONTRIBUIÇÕES DAS COMPETÊNCIAS\r\n
      SOCIOEMOCIONAIS PARA MELHORAR OS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM E FAZER ALAVANCAR OS ÍNDICES EDUCACIONAIS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CURRÍCULO, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6048_26092019222104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA EDRIANA DE SOUSA CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "EDRIANA CORDEIRO"
    "autor_email" => "luciaedriana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59744
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4740
    "inscrito_id" => 6048
    "titulo" => "CURRÍCULO E APRENDIZAGEM: NOTAS PARA PENSARMOS A RELAÇÃO ENTRE O NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS (NTPPS) E AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS."
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ESTÃO INTERVINDO\r\n
      NO CURRÍCULO CONVENCIONAL DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ. TAL ANÁLISE SERÁ REALIZADA ATRAVÉS DA\r\n
      OBSERVAÇÃO EM TORNO DA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS (NTPPS). O\r\n
      OBJETIVO DO NTPPS É PROMOVER A REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, GARANTINDO AO ADOLESCENTE\r\n
      E AO JOVEM CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS PARA A VIDA E PARA O TRABALHO. A METODOLOGIA DA PESQUISA É\r\n
      ORGANIZADA PELA OBSERVAÇÃO, O ACOMPANHAMENTO E O DIÁLOGO COM GESTORES, PROFESSORES E TÉCNICOS DO\r\n
      INSTITUTO ALIANÇA (IA), DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ (SEDUC), COMO TAMBÉM DA 10ª\r\n
      COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (CREDE) PARA VERIFICAR A EXECUÇÃO DAS\r\n
      AÇÕES DESSE PROJETO NAS ESCOLAS. NOSSO TRABALHO ESTÁ SISTEMATIZADO NOS ESTUDOS DE COELHO (1982); FREIRE\r\n
      (1987); DELORS (2004); SAVIANI (1999, 2013); SANTOS (2011); SOARES (2017) ENTRE OUTROS ARCABOUÇOS\r\n
      TEÓRICOS. DIANTE DAS ANÁLISES REALIZADAS, PODEMOS VERIFICAR, INICIALMENTE, QUE AS ATIVIDADES PAUTADAS NO\r\n
      DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PROPOSTAS PARA SEREM INSERIDAS NO CURRÍCULO DAS\r\n
      ESCOLAS ACABAM POR SUBSTITUIR CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS CONVENCIONAIS. DESEJAMOS COM ESSE TRABALHO\r\n
      FORNECER ELEMENTOS QUE POSSAM MEDIAR UM DEBATE SOBRE AS EFETIVAS CONTRIBUIÇÕES DAS COMPETÊNCIAS\r\n
      SOCIOEMOCIONAIS PARA MELHORAR OS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM E FAZER ALAVANCAR OS ÍNDICES EDUCACIONAIS.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, CURRÍCULO, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA2_ID6048_26092019222104.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:35"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LÚCIA EDRIANA DE SOUSA CORDEIRO"
    "autor_nome_curto" => "EDRIANA CORDEIRO"
    "autor_email" => "luciaedriana@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ESTÃO INTERVINDO NO CURRÍCULO CONVENCIONAL DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ. TAL ANÁLISE SERÁ REALIZADA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO EM TORNO DA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS (NTPPS). O OBJETIVO DO NTPPS É PROMOVER A REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, GARANTINDO AO ADOLESCENTE E AO JOVEM CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS PARA A VIDA E PARA O TRABALHO. A METODOLOGIA DA PESQUISA É ORGANIZADA PELA OBSERVAÇÃO, O ACOMPANHAMENTO E O DIÁLOGO COM GESTORES, PROFESSORES E TÉCNICOS DO INSTITUTO ALIANÇA (IA), DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ (SEDUC), COMO TAMBÉM DA 10ª COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (CREDE) PARA VERIFICAR A EXECUÇÃO DAS AÇÕES DESSE PROJETO NAS ESCOLAS. NOSSO TRABALHO ESTÁ SISTEMATIZADO NOS ESTUDOS DE COELHO (1982); FREIRE (1987); DELORS (2004); SAVIANI (1999, 2013); SANTOS (2011); SOARES (2017) ENTRE OUTROS ARCABOUÇOS TEÓRICOS. DIANTE DAS ANÁLISES REALIZADAS, PODEMOS VERIFICAR, INICIALMENTE, QUE AS ATIVIDADES PAUTADAS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PROPOSTAS PARA SEREM INSERIDAS NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS ACABAM POR SUBSTITUIR CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS CONVENCIONAIS. DESEJAMOS COM ESSE TRABALHO FORNECER ELEMENTOS QUE POSSAM MEDIAR UM DEBATE SOBRE AS EFETIVAS CONTRIBUIÇÕES DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PARA MELHORAR OS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM E FAZER ALAVANCAR OS ÍNDICES EDUCACIONAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.