A PRESENTE PESQUISA TEM POR OBJETIVO ANALISAR COMO AS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS ESTÃO INTERVINDO
NO CURRÍCULO CONVENCIONAL DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CEARÁ. TAL ANÁLISE SERÁ REALIZADA ATRAVÉS DA
OBSERVAÇÃO EM TORNO DA EXPERIÊNCIA DO NÚCLEO DE TRABALHO, PESQUISA E PRÁTICAS SOCIAIS (NTPPS). O
OBJETIVO DO NTPPS É PROMOVER A REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, GARANTINDO AO ADOLESCENTE
E AO JOVEM CONHECIMENTO E COMPETÊNCIAS PARA A VIDA E PARA O TRABALHO. A METODOLOGIA DA PESQUISA É
ORGANIZADA PELA OBSERVAÇÃO, O ACOMPANHAMENTO E O DIÁLOGO COM GESTORES, PROFESSORES E TÉCNICOS DO
INSTITUTO ALIANÇA (IA), DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ (SEDUC), COMO TAMBÉM DA 10ª
COORDENADORIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO (CREDE) PARA VERIFICAR A EXECUÇÃO DAS
AÇÕES DESSE PROJETO NAS ESCOLAS. NOSSO TRABALHO ESTÁ SISTEMATIZADO NOS ESTUDOS DE COELHO (1982); FREIRE
(1987); DELORS (2004); SAVIANI (1999, 2013); SANTOS (2011); SOARES (2017) ENTRE OUTROS ARCABOUÇOS
TEÓRICOS. DIANTE DAS ANÁLISES REALIZADAS, PODEMOS VERIFICAR, INICIALMENTE, QUE AS ATIVIDADES PAUTADAS NO
DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS PROPOSTAS PARA SEREM INSERIDAS NO CURRÍCULO DAS
ESCOLAS ACABAM POR SUBSTITUIR CONTEÚDO DAS DISCIPLINAS CONVENCIONAIS. DESEJAMOS COM ESSE TRABALHO
FORNECER ELEMENTOS QUE POSSAM MEDIAR UM DEBATE SOBRE AS EFETIVAS CONTRIBUIÇÕES DAS COMPETÊNCIAS
SOCIOEMOCIONAIS PARA MELHORAR OS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM E FAZER ALAVANCAR OS ÍNDICES EDUCACIONAIS.