O DESENVOLVIMENTO E EXERCÍCIO DA SEXUALIDADE E GÊNERO É INERENTE AO SUJEITO. ESTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO DISCUTIR E TENTAR ESCLARECER REFLEXÕES ACERCA DA REALIDADE DO ENSINO DA EDUCAÇÃO SEXUAL E SE SUA POSSÍVEL EXISTÊNCIA CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DA CRIANÇA NO ENSINO INFANTIL, A PARTIR DO OLHAR DE PROFESSORAS DA REDE BÁSICA DE ENSINO, EM UMA UNIDADE DE ENSINO INFANTIL (UEI), LOCALIZADA EM MOSSORÓ/RN, E DAS PERSPECTIVAS QUE A(S) PSICOLOGIA(S) TRAZ(EM) SOBRE O TEMA. REALIZAMOS UM ESTUDO QUALITATIVO COM UM RECORTE DE TRÊS PROFESSORAS ATUANTES NA UEI ESTUDADA, INDAGANDO-AS SOBRE O QUE CONCERNE A SUBSISTÊNCIA, PRÁTICA E EFICÁCIA DA EDUCAÇÃO SEXUAL NO ENSINO FORMAL INICIAL, ENTENDENDO QUE É NA INFÂNCIA QUE ACONTECEM GRANDES MARCOS DO DESENVOLVIMENTO. OS RESULTADOS FORAM CONSTRUÍDOS A PARTIR DE ANÁLISES DE ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS QUE PASSARAM POR UMA CATEGORIZAÇÃO E, EM UM SEGUNDO MOMENTO, REALIZOU-SE A ANÁLISE DOS DISCURSOS DAS PROFESSORAS PARTICIPANTES. AO DECORRER DO TRABALHO, NOTOU-SE O NÃO RECONHECIMENTO TOTAL DESSE CONTEÚDO EM SALA DE AULA, RESULTANDO EM UMA NÃO SEGMENTAÇÃO DO ENSINO, ALÉM DA ASCENSÃO DE PENSAMENTOS E PRÁTICAS RETRÓGRADAS, FORTALECENDO O LIMBO DE DESINFORMAÇÃO E IGNORÂNCIA, AINDA PRESENTE NO BRASIL, TRANSFORMANDO ESSA PRÁTICA EM UM CONTEÚDO INFORMAL E NEGLIGENCIADO.