O OBJETIVO GERAL CONSISTE EM DESCREVER AS ATIVIDADES DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA NO CURSO DE AGROPECUÁRIA DO IFMA CAXIAS EM PARCERIA COM INCRA ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA. O PRESENTE TRABALHO FOI REALIZADO COM MORADORES RESIDENTES EM ÁREAS DE ASSENTAMENTOS LOCALIZADOS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA. O CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA (PRONERA) ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA QUE PREVER DOIS MOMENTOS FORMATIVOS DENOMINADOS DE TEMPO ESCOLA E TEMPO COMUNIDADE. É CONSTITUÍDO POR 80 ALUNOS, QUE SÃO DIVIDIDOS IGUALITARIAMENTE EM DUAS TURMAS, DENOMINADAS COMO TURMA A E TURMA B. EM CADA QUINZENA REFERENTE AO MÊS, OS ALUNOS REALIZAM A ALTERNÂNCIA ENTRE O TEMPO ESCOLA E TEMPO COMUNIDADE. DURANTE OS DOIS ESPAÇOS DE SABERES, ESTES ALUNOS SÃO ASSISTIDOS PELOS PROFESSORES E TÉCNICOS DE APOIO AO PROGRAMA, CONSTITUÍDO POR AGRÔNOMO, TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA E ZOOTECNISTA. REFERINDO-SE AS ATIVIDADES TÉCNICAS DE APOIO, NO PRIMEIRO SEMESTRE DO CORRENTE ANO, REALIZOU-SE: PALESTRAS VOLTADAS PARA A COMUNIDADE EM GERAL, ACOMPANHAMENTO TÉCNICO NO DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS PILOTOS E QUANDO NECESSÁRIO, ASSISTÊNCIA AOS PEQUENOS PRODUTORES QUE DESENVOLVEM ATIVIDADES LIGADAS AO SETOR AGROPECUÁRIO. O ACOMPANHAMENTO TÉCNICO AUXILIA NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES REALIZADAS DURANTE OS DOIS TEMPOS FORMATIVOS. DIANTE O EXPOSTO, A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS RESIDENTES EM ÁREAS DE ASSENTAMENTOS, DO MUNICÍPIO DE CAXIAS PERMITE A CAPACITAÇÃO DOS ALUNOS QUANTO ÀS ATIVIDADES AGROPECUÁRIAS, JÁ REALIZADAS EM SUAS RESPECTIVAS COMUNIDADES E FUNCIONA COMO UM VEÍCULO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL BASEADO COM A REALIDADE LOCAL DE CADA ASSENTADO E FILHOS DE ASSENTADOS.