O PRESENTE ARTIGO BUSCOU IDENTIFICAR AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO COM PROFESSORES E ALUNOS DE TRÊS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE IGACI, ESTADO DE ALAGOAS, SENDO APLICADO DOIS QUESTIONÁRIOS, UM PARA OS PROFESSORES E OUTRO PARA OS ALUNOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA APONTARAM QUE TANTOS PARA OS ALUNOS, QUANTO PARA OS PROFESSORES O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA É FUNDAMENTAL PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. CONSTATAMOS AINDA NAS FALAS DOS PROFESSORES QUE EXISTE DIFERENTES DIFICULDADES QUE DESMOTIVAM A APLICAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO 6º ANO, DENTRE ELAS PODEMOS DESTACAR: ALUNOS INQUIETOS E QUE NÃO PARAM PARA ENTENDER O OBJETIVO DA ATIVIDADE PROPOSTA; MUITOS ALUNOS SÓ QUEREM PARTICIPAR PELO SIMPLES PRAZER DE BRINCAR SEM SE ATENTAR AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO PROPOSTO; AINDA TÊM AQUELES ALUNOS QUE NÃO CONSEGUEM VENCER NOS JOGOS E POR ISSO DESISTEM DE PARTICIPAR DA ATIVIDADE, ANTES MESMO DE CONCLUIR; ALÉM DOS CASOS DE ALUNOS COMPETITIVOS QUE PODEM LEVAR A UMA CERTA RIVALIDADE NA AULA.