ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO ANALISAR OS DESAFIOS PEDAGÓGICOS E COMUNICACIONAIS ENCONTRADOS PELO GRUPO DE ESTUDANTES VINCULADAS AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DO SUBPROJETO “PRÁTICAS DE LETRAMENTO PARA CRIANÇAS SURDAS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE”, PERTENCENTE AO NÚCLEO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. AS ATIVIDADES FORAM DESENVOLVIDAS COM UMA TURMA DO 4º E 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE PÚBLICA DO RECIFE. O ARTIGO APRESENTA OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENCONTRADOS PELAS RESIDENTES E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA SUPERÁ-LOS. A PESQUISA REALIZADA FOI DE NATUREZA QUALITATIVA, TENDO COMO PRINCIPAL ABORDAGEM METODOLÓGICA A PESQUISA-AÇÃO. DENTRE OS DESAFIOS ENCONTRADOS, A BARREIRA COMUNICACIONAL E A QUANTIDADE REDUZIDA DE MATERIAL DIDÁTICO DESTACARAM-SE. OS RESULTADOS APONTAM QUE O FATO DE ESTAR EM FORMAÇÃO, AS AULAS DE LIBRAS E A ESCOLHA DO MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA FORAM ESTRATÉGIAS ESSENCIAIS PARA SUPERAR OS DESAFIOS.