Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UM “ESTADO DA ARTE” A RESPEITO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA OS ANOS INICIA, CURRÍCULO Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62820
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3314
    "inscrito_id" => 4461
    "titulo" => "UM “ESTADO DA ARTE” A RESPEITO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO REFERE-SE A PARTE DA PESQUISA EM ANDAMENTO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) QUE TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS POLÍTICAS CURRICULARES ATUAIS DESTINADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE NORMAL. ESTE SE ESTABELECE PELOS PILARES DA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA DEFINIDOS POR MINAYO (2005). ALÉM DISSO, UTILIZOU-SE DE TRABALHOS DE LOPES E BORGES (2017) SOBRE A TEMÁTICA “POLÍTICAS DE CURRÍCULO” COMO REFERENCIAL TEÓRICO. REALIZOU-SE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NOS ANAIS DA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED) E ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC) DAS ÚLTIMAS CINCO EDIÇÕES. OBSERVOU-SE QUE PESQUISAS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS AINDA SÃO MUITO ESCASSAZ NO QUE SE REFERE AO ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. NAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DA ANPED, DO TOTAL DE 121 TRABALHOS APRESENTADOS NO GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APENAS 14 SE REFERIAM A ESTA MODALIDADE. EM SE TRATANDO DO ENPEC, DO TOTAL DE 545 TRABALHOS APROVADOS NAS QUATRO ÚLTIMAS EDIÇÕES APENAS 17 ABORDARAM O TEMA. SOBRE O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A ANPED EM SUAS ÚLTIMAS EDIÇÕES APRESENTA CINCO TRABALHOS SOBRE O TEMA, DO TOTAL DE 109 TRABALHOS NO GRUPO DE TRABALHO CURRÍCULO. CONCLUI-SE, ENTÃO, QUE PESQUISAS QUE BUSQUEM ENTENDER O LUGAR DO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO NAS POLÍTICAS CURRICULARES, ASSIM COMO, INVESTIGAR O ENSINO DE CIÊNCIAS OFERECIDO AOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO POSSUEM GRANDE RELEVÂNCIA PARA COMPREENDER O PERFIL DO PROFESSOR FORMADO E COMO ESTE PODE ATUAR NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA OS ANOS INICIA, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID4461_18092019010530.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA DE JESUS DOS SANTOS FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA FREITAS"
    "autor_email" => "fernanda.jsfreitas@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62820
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3314
    "inscrito_id" => 4461
    "titulo" => "UM “ESTADO DA ARTE” A RESPEITO DAS PESQUISAS SOBRE O TEMA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PARA ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO REFERE-SE A PARTE DA PESQUISA EM ANDAMENTO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) QUE TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS POLÍTICAS CURRICULARES ATUAIS DESTINADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE NORMAL. ESTE SE ESTABELECE PELOS PILARES DA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA DEFINIDOS POR MINAYO (2005). ALÉM DISSO, UTILIZOU-SE DE TRABALHOS DE LOPES E BORGES (2017) SOBRE A TEMÁTICA “POLÍTICAS DE CURRÍCULO” COMO REFERENCIAL TEÓRICO. REALIZOU-SE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NOS ANAIS DA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED) E ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC) DAS ÚLTIMAS CINCO EDIÇÕES. OBSERVOU-SE QUE PESQUISAS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS AINDA SÃO MUITO ESCASSAZ NO QUE SE REFERE AO ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. NAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DA ANPED, DO TOTAL DE 121 TRABALHOS APRESENTADOS NO GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APENAS 14 SE REFERIAM A ESTA MODALIDADE. EM SE TRATANDO DO ENPEC, DO TOTAL DE 545 TRABALHOS APROVADOS NAS QUATRO ÚLTIMAS EDIÇÕES APENAS 17 ABORDARAM O TEMA. SOBRE O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A ANPED EM SUAS ÚLTIMAS EDIÇÕES APRESENTA CINCO TRABALHOS SOBRE O TEMA, DO TOTAL DE 109 TRABALHOS NO GRUPO DE TRABALHO CURRÍCULO. CONCLUI-SE, ENTÃO, QUE PESQUISAS QUE BUSQUEM ENTENDER O LUGAR DO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO NAS POLÍTICAS CURRICULARES, ASSIM COMO, INVESTIGAR O ENSINO DE CIÊNCIAS OFERECIDO AOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO POSSUEM GRANDE RELEVÂNCIA PARA COMPREENDER O PERFIL DO PROFESSOR FORMADO E COMO ESTE PODE ATUAR NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA OS ANOS INICIA, CURRÍCULO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA1_ID4461_18092019010530.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDA DE JESUS DOS SANTOS FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "FERNANDA FREITAS"
    "autor_email" => "fernanda.jsfreitas@gmail."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO REFERE-SE A PARTE DA PESQUISA EM ANDAMENTO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) QUE TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS POLÍTICAS CURRICULARES ATUAIS DESTINADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE NORMAL. ESTE SE ESTABELECE PELOS PILARES DA METODOLOGIA DE PESQUISA QUALITATIVA DEFINIDOS POR MINAYO (2005). ALÉM DISSO, UTILIZOU-SE DE TRABALHOS DE LOPES E BORGES (2017) SOBRE A TEMÁTICA “POLÍTICAS DE CURRÍCULO” COMO REFERENCIAL TEÓRICO. REALIZOU-SE LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NOS ANAIS DA REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO (ANPED) E ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC) DAS ÚLTIMAS CINCO EDIÇÕES. OBSERVOU-SE QUE PESQUISAS REFERENTES À FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS AINDA SÃO MUITO ESCASSAZ NO QUE SE REFERE AO ESTUDO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. NAS ÚLTIMAS EDIÇÕES DA ANPED, DO TOTAL DE 121 TRABALHOS APRESENTADOS NO GRUPO DE TRABALHO FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APENAS 14 SE REFERIAM A ESTA MODALIDADE. EM SE TRATANDO DO ENPEC, DO TOTAL DE 545 TRABALHOS APROVADOS NAS QUATRO ÚLTIMAS EDIÇÕES APENAS 17 ABORDARAM O TEMA. SOBRE O CURRÍCULO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, A ANPED EM SUAS ÚLTIMAS EDIÇÕES APRESENTA CINCO TRABALHOS SOBRE O TEMA, DO TOTAL DE 109 TRABALHOS NO GRUPO DE TRABALHO CURRÍCULO. CONCLUI-SE, ENTÃO, QUE PESQUISAS QUE BUSQUEM ENTENDER O LUGAR DO CURSO NORMAL DE NÍVEL MÉDIO NAS POLÍTICAS CURRICULARES, ASSIM COMO, INVESTIGAR O ENSINO DE CIÊNCIAS OFERECIDO AOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO POSSUEM GRANDE RELEVÂNCIA PARA COMPREENDER O PERFIL DO PROFESSOR FORMADO E COMO ESTE PODE ATUAR NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.