OS JOGOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA VÊM SE MOSTRANDO COMO UMA PODEROSA FERRAMENTA DIDÁTICO-METODOLÓGICA DE AUXÍLIO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA TANTO PELO SEU POTENCIAL EM AGUÇAR A CRIATIVIDADE, CONCENTRAÇÃO DOS ALUNOS FRENTE AOS DESAFIOS DOS JOGOS QUANTO AO FORTALECIMENTO DA INTERAÇÃO PROFESSOR-ALUNO. DIANTE DISSO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO JOGO ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS NA CONSOLIDAÇÃO DO CONTEÚDO DE FUNÇÃO DO 2º GRAU. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA. OS RESULTADOS COMPROVAM QUE A UTILIZAÇÃO DO JOGO ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS CONTRIBUIU DE FORMA SIGNIFICATIVA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO CONTEÚDO DE FUNÇÃO DO 2º GRAU AGUÇANDO A TANTO A SOCIALIZAÇÃO/INTERAÇÃO DE APRENDIZAGENS E APLICAÇÃO DOS CONCEITOS DO CONTEÚDO TRABALHADO ENTRE OS ALUNOS QUANTO UMA VISÃO DE INTERESSE E ACEITAÇÃO PARA COM A DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. CONTUDO, A INSERÇÃO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA LÚDICA PODE SER UMA ALTERNATIVA DE GRANDE CONTRIBUIÇÃO PARA A FIXAÇÃO DE DIVERSOS CONTEÚDOS DE MATEMÁTICA TANTO PELO SEU CARÁTER COMPETITIVO, DINÂMICO, QUANTO AO QUE SE REFEREM AS SUAS POTENCIALIDADES DE DESENVOLTURA DO RACIOCÍNIO LÓGICO, E CONSOLIDAÇÃO PRÁTICA DE CONCEITOS MATEMÁTICOS.