Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: O TEXTO ESCRITO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM PARINTINS(AM)

Palavra-chaves: TEXTO ESCRITO, LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60951
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2790
    "inscrito_id" => 11167
    "titulo" => "LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: O TEXTO ESCRITO  NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM  DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM PARINTINS(AM)"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CUJO OBJETIVO ERA ANLISAR O USO DO TEXTO ESCRITO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA NUMA TURMA DO SEGUNDO ANO, NUMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, NA CIDADE DE PARINTINS(AM), COM 35 ALUNOS, ENTRE 7 E 8 ANOS DE IDADE. DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2018 E DE MARÇO A JULHO DE 2019, FOI REALIZADA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE QUE POSSIBILITOU O REGISTRO DIÁRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PROFESSORA DA TURMA DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. A ANÁLISE DOS DADOS, À LUZ DO APORTE TEÓRICO, DESVELOU QUE - APESAR DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM/BNCC E DE VÁRIOS TEÓRICOS ESTABELECEREM QUE O TEXTO DEVE SER O MEDIADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E DE QUE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DEVEM PRIORIZAR O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA -,  NA SALA DE AULA OBSERVADA, ESSA NÃO FOI A PRÁTICA. A PROFESSORA UTILIZOU O TEXTO APENAS PARA ENSINAR O CÓDICO PELO CÓDIGO, PRIORIZANDO SOMENTE O ASPECTO METALINGUÍSTICO DO ENSINO DA LÍNGUA, NEGLIGENCIANDO A ABORDAGEM ENUNCIATIVA E DISCURSIVA DO USO DO TEXTO EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS NÃO POSSIBILITARAM ÀS CRIANÇAS A AQUISIÇÃO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA NO QUE CONCERNE AO DOMÍNIO DE ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS POR MEIO DAS QUAIS PUDESSEM CONSTRUIR UMA PRÁTICA DE LEITURA E DE ESCRITA DIALÓGICA QUE LHES PERMITISSE TORNAREM-SE LEITORES(AS) E PRODUTORES(AS) COMPETENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "TEXTO ESCRITO, LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11167_29082019195735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATRICIA OLIVEIRA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "KATRICIA FERNAN"
    "autor_email" => "katriciaoliveirafernandes"
    "autor_ies" => "UFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60951
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2790
    "inscrito_id" => 11167
    "titulo" => "LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO: O TEXTO ESCRITO  NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM  DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL EM PARINTINS(AM)"
    "resumo" => "ESTE ARTIGO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CUJO OBJETIVO ERA ANLISAR O USO DO TEXTO ESCRITO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA NUMA TURMA DO SEGUNDO ANO, NUMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, NA CIDADE DE PARINTINS(AM), COM 35 ALUNOS, ENTRE 7 E 8 ANOS DE IDADE. DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2018 E DE MARÇO A JULHO DE 2019, FOI REALIZADA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE QUE POSSIBILITOU O REGISTRO DIÁRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PROFESSORA DA TURMA DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. A ANÁLISE DOS DADOS, À LUZ DO APORTE TEÓRICO, DESVELOU QUE - APESAR DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM/BNCC E DE VÁRIOS TEÓRICOS ESTABELECEREM QUE O TEXTO DEVE SER O MEDIADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E DE QUE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DEVEM PRIORIZAR O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA -,  NA SALA DE AULA OBSERVADA, ESSA NÃO FOI A PRÁTICA. A PROFESSORA UTILIZOU O TEXTO APENAS PARA ENSINAR O CÓDICO PELO CÓDIGO, PRIORIZANDO SOMENTE O ASPECTO METALINGUÍSTICO DO ENSINO DA LÍNGUA, NEGLIGENCIANDO A ABORDAGEM ENUNCIATIVA E DISCURSIVA DO USO DO TEXTO EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS NÃO POSSIBILITARAM ÀS CRIANÇAS A AQUISIÇÃO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA NO QUE CONCERNE AO DOMÍNIO DE ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS POR MEIO DAS QUAIS PUDESSEM CONSTRUIR UMA PRÁTICA DE LEITURA E DE ESCRITA DIALÓGICA QUE LHES PERMITISSE TORNAREM-SE LEITORES(AS) E PRODUTORES(AS) COMPETENTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "TEXTO ESCRITO, LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID11167_29082019195735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KATRICIA OLIVEIRA FERNANDES"
    "autor_nome_curto" => "KATRICIA FERNAN"
    "autor_email" => "katriciaoliveirafernandes"
    "autor_ies" => "UFAM"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE ARTIGO SOCIALIZA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA CUJO OBJETIVO ERA ANLISAR O USO DO TEXTO ESCRITO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO FOI REALIZADA NUMA TURMA DO SEGUNDO ANO, NUMA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL, NA CIDADE DE PARINTINS(AM), COM 35 ALUNOS, ENTRE 7 E 8 ANOS DE IDADE. DE AGOSTO A DEZEMBRO DE 2018 E DE MARÇO A JULHO DE 2019, FOI REALIZADA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE QUE POSSIBILITOU O REGISTRO DIÁRIO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA PROFESSORA DA TURMA DURANTE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA. A ANÁLISE DOS DADOS, À LUZ DO APORTE TEÓRICO, DESVELOU QUE - APESAR DA BASE NACIONAL CURRICULAR COMUM/BNCC E DE VÁRIOS TEÓRICOS ESTABELECEREM QUE O TEXTO DEVE SER O MEDIADOR DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM E DE QUE AS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA DEVEM PRIORIZAR O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA -, NA SALA DE AULA OBSERVADA, ESSA NÃO FOI A PRÁTICA. A PROFESSORA UTILIZOU O TEXTO APENAS PARA ENSINAR O CÓDICO PELO CÓDIGO, PRIORIZANDO SOMENTE O ASPECTO METALINGUÍSTICO DO ENSINO DA LÍNGUA, NEGLIGENCIANDO A ABORDAGEM ENUNCIATIVA E DISCURSIVA DO USO DO TEXTO EM SALA DE AULA. ALÉM DISSO, AS ATIVIDADES PROPOSTAS NÃO POSSIBILITARAM ÀS CRIANÇAS A AQUISIÇÃO DA MODALIDADE ESCRITA DA LÍNGUA NO QUE CONCERNE AO DOMÍNIO DE ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS POR MEIO DAS QUAIS PUDESSEM CONSTRUIR UMA PRÁTICA DE LEITURA E DE ESCRITA DIALÓGICA QUE LHES PERMITISSE TORNAREM-SE LEITORES(AS) E PRODUTORES(AS) COMPETENTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.