Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES SOBRE A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Palavra-chaves: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, , PRÁTICA PEDAGÓGICA, , APRENDIZAGEM. Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59596
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 289
    "inscrito_id" => 2403
    "titulo" => "CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES SOBRE A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      ESTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES ACERCA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE UMA ESCOLA NO AGRESTE PERNAMBUCANO. O TEMA SURGE DA NECESSIDADE QUE OS PROFESSORES TÊM PARA TRABALHAR UM ENSINO PAUTADO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. A PROBLEMÁTICA ADVÉM DA IMPORTÂNCIA DE SABER QUAIS AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE AS ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NA SALA DE AULA REALIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA EM QUESTÃO. PARA A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO RECORREMOS A UM APORTE TEÓRICO QUE TEM POR BASE AUTORES QUE TRATAM DA TEMÁTICA INTERDISCIPLINARIDADE, DENTRE ELES PODEMOS CITAR: FAZENDA (2010, 2011, 2014), GIL (2010), MORIN (2012) E GODOY (2014). NO DISCURSO PEDAGÓGICO, A INTERDISCIPLINARIDADE É COMPREENDIDA COMO UM APRENDIZADO DE RECUPERAÇÃO DA IDEIA DE UNICIDADE DO CONHECIMENTO HUMANO E TEM SIDO MUITO DISCUTIDA E PROPAGADA PELOS EDUCADORES NA ATUALIDADE. ELA ESTÁ PRESCRITA NOS PCNS NORTEANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DE MANEIRA CONSTRUTIVA, FACILITANDO A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES A VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O ESTUDO REALIZADO CLASSIFICA-SE TAMBÉM COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, POR SER BASEADO EM LIVROS, ARTIGOS, LEIS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS E DOCUMENTOS INTERNOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ONDE A PESQUISA FOI REALIZADA. CONTRIBUINDO ASSIM, PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ EFICIENTE E DIALOGADA, ONDE HAJA ENTRE ELES A PARTICIPAÇÃO RELATIVA À ELABORAÇÃO DOS PROJETOS E DA PRÓPRIA PROPOSTA CURRICULAR.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR,, PRÁTICA PEDAGÓGICA,, APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2403_22052019212417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NAIR ALVES DOS"
    "autor_email" => "bvnairalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE UNIVERSITY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59596
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 289
    "inscrito_id" => 2403
    "titulo" => "CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DOS PROFESSORES SOBRE A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      \r\n
      ESTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES ACERCA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE UMA ESCOLA NO AGRESTE PERNAMBUCANO. O TEMA SURGE DA NECESSIDADE QUE OS PROFESSORES TÊM PARA TRABALHAR UM ENSINO PAUTADO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. A PROBLEMÁTICA ADVÉM DA IMPORTÂNCIA DE SABER QUAIS AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE AS ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NA SALA DE AULA REALIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA EM QUESTÃO. PARA A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO RECORREMOS A UM APORTE TEÓRICO QUE TEM POR BASE AUTORES QUE TRATAM DA TEMÁTICA INTERDISCIPLINARIDADE, DENTRE ELES PODEMOS CITAR: FAZENDA (2010, 2011, 2014), GIL (2010), MORIN (2012) E GODOY (2014). NO DISCURSO PEDAGÓGICO, A INTERDISCIPLINARIDADE É COMPREENDIDA COMO UM APRENDIZADO DE RECUPERAÇÃO DA IDEIA DE UNICIDADE DO CONHECIMENTO HUMANO E TEM SIDO MUITO DISCUTIDA E PROPAGADA PELOS EDUCADORES NA ATUALIDADE. ELA ESTÁ PRESCRITA NOS PCNS NORTEANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DE MANEIRA CONSTRUTIVA, FACILITANDO A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES A VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O ESTUDO REALIZADO CLASSIFICA-SE TAMBÉM COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, POR SER BASEADO EM LIVROS, ARTIGOS, LEIS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS E DOCUMENTOS INTERNOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ONDE A PESQUISA FOI REALIZADA. CONTRIBUINDO ASSIM, PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ EFICIENTE E DIALOGADA, ONDE HAJA ENTRE ELES A PARTICIPAÇÃO RELATIVA À ELABORAÇÃO DOS PROJETOS E DA PRÓPRIA PROPOSTA CURRICULAR.\r\n
      \r\n
      PALAVRAS-CHAVE: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR,, PRÁTICA PEDAGÓGICA,, APRENDIZAGEM."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2403_22052019212417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NAIR ALVES DOS SANTOS SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NAIR ALVES DOS"
    "autor_email" => "bvnairalves@gmail.com"
    "autor_ies" => "ATENAS COLLEGE UNIVERSITY"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

RESUMO ESTE ESTUDO OBJETIVA ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS DOS PROFESSORES ACERCA DA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DE UMA ESCOLA NO AGRESTE PERNAMBUCANO. O TEMA SURGE DA NECESSIDADE QUE OS PROFESSORES TÊM PARA TRABALHAR UM ENSINO PAUTADO NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR. A PROBLEMÁTICA ADVÉM DA IMPORTÂNCIA DE SABER QUAIS AS CONCEPÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SOBRE AS ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES NA SALA DE AULA REALIZADAS PELOS PROFESSORES QUE LECIONAM NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA EM QUESTÃO. PARA A CONSTRUÇÃO DESSE TRABALHO RECORREMOS A UM APORTE TEÓRICO QUE TEM POR BASE AUTORES QUE TRATAM DA TEMÁTICA INTERDISCIPLINARIDADE, DENTRE ELES PODEMOS CITAR: FAZENDA (2010, 2011, 2014), GIL (2010), MORIN (2012) E GODOY (2014). NO DISCURSO PEDAGÓGICO, A INTERDISCIPLINARIDADE É COMPREENDIDA COMO UM APRENDIZADO DE RECUPERAÇÃO DA IDEIA DE UNICIDADE DO CONHECIMENTO HUMANO E TEM SIDO MUITO DISCUTIDA E PROPAGADA PELOS EDUCADORES NA ATUALIDADE. ELA ESTÁ PRESCRITA NOS PCNS NORTEANDO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS DOCENTES DE MANEIRA CONSTRUTIVA, FACILITANDO A INTEGRAÇÃO DOS ESTUDANTES A VÁRIAS ÁREAS DO CONHECIMENTO. O ESTUDO REALIZADO CLASSIFICA-SE TAMBÉM COMO PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, POR SER BASEADO EM LIVROS, ARTIGOS, LEIS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E TRABALHOS MONOGRÁFICOS E DOCUMENTOS INTERNOS DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO ONDE A PESQUISA FOI REALIZADA. CONTRIBUINDO ASSIM, PARA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ EFICIENTE E DIALOGADA, ONDE HAJA ENTRE ELES A PARTICIPAÇÃO RELATIVA À ELABORAÇÃO DOS PROJETOS E DA PRÓPRIA PROPOSTA CURRICULAR. PALAVRAS-CHAVE: ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR, PRÁTICA PEDAGÓGICA, APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.