ESTE TRABALHO É O RECORTE DE UMA PESQUISA MAIOR INTITULADA UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA. A PESQUISA FOI REALIZADA COMO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). A PESQUISA MAIOR FOI DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO E TEVE COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR O PAPEL DESENVOLVIDO PELO PROFISSIONAL DE PSICOPEDAGOGIA NA CONSTRUÇÃO DA ESCRITA PELA CRIANÇA NO ÂMBITO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR. O TRABALHO ORA APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR A APRENDIZAGEM DA ESCRITA INFANTIL SOB A PERSPECTIVA PSICOPEDAGÓGICA E PARA TANTO UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. BUSCAMOS SUPORTES TEÓRICOS EM AUTORES CONSIDERADOS REFERÊNCIA NO CAMPO DA PSICOPEDAGOGIA, TAIS COMO BOSSA (2007), MACEDO (1992) E BARBOSA (2006). COMPREENDEMOS QUE O PSICOPEDAGOGO PRECISA SE APROPRIAR DO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA ESCRITA, BUSCANDO ATRAVÉS DO CONHECIMENTO SOBRE O ASSUNTO FAVORECER SUA ATUAÇÃO. O ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO CONTÍNUA, AJUDA A COMPREENDER A QUEIXA LEVANTADA PELO PROFESSOR DA SALA. ONDE MUITAS VEZES PODE SE TRATAR APENAS DE UM RITMO DE APRENDIZAGEM DIFERENCIADO. A PESQUISA DEMONSTROU QUE O ACOMPANHAMENTO DO PSICOPEDAGOGO VEM PARA AUXILIAR E COMPLEMENTAR O TRABALHO REALIZADO EM SALA DE AULA, UMA VEZ QUE ESSE PROFISSIONAL IRÁ TRABALHAR DIRETAMENTE COM AS ESPECIFICIDADES DE DETERMINADAS SITUAÇÕES-PROBLEMAS TRAZIDAS COMO QUEIXA DO PROFESSOR REGENTE DA TURMA. ELE IRÁ BUSCAR FERRAMENTAS MOTIVACIONAIS E FACILITADORAS NO DESEMPENHO DAS ATIVIDADES DE ESCRITA PROPOSTAS PARA CADA ANO ESCOLAR, BUSCANDO MEDIAR A ATUAÇÃO DO PROFESSOR.