A PROPOSTA DE TRABALHO É RESULTADO DA VIVÊNCIA DE OFICINAS PEDAGÓGICAS REALIZADAS COMO UMA DAS AÇÕES NO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA/PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA CAMPUS IV, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/UFPB. COMO OBJETIVO, BUSCAMOS TRAZER CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DA CIDADE DE RIO TINTO/PARAÍBA. DESSA FORMA, PERCORREMOS UM CAMINHO METODOLÓGICO PAUTADO NA ABORGAGEM QUALITATIVA, A FIM DE BUSCAR CONCRETIZAR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA OS OBJETIVOS ELENCADOS NAS OFICINAS. COMO APORTES TEÓRICOS, BASEAMO-NOS NOS ESTUDOS DE BRASIL (2017), SMOLE, DINIZ, CÂNDIDO (2000), SMOLE, DINIZ, CÂNDIDO (2007), RAMOS (2009), LORENZATO (2006), RIBEIRO (2001) E FREITAS (2004). DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR COM JOGOS MATEMÁTICOS COMO UMA POSSIBILIDADE METODOLÓGICA DE EXPERIENCIAR OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS MEDIATIZADOS PELA LUDICIDADE QUE PERMEIA OS JOGOS. NESSE CONTEXTO, PUDEMOS INFERIR QUE, AO VIVENCIAR UM JOGO ENVOLVENDO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS, PERCEBEMOS A INTERAÇÃO E O ENTROSAMENTO ENTRE OS ALUNOS, COMO TAMBÉM A POSSIBILIDADE DE TRABALHAR OS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS DE FORMA ATRATIVA E INSTIGANTE PARA OS ALUNOS. TAL FATO PÔDE SER COMPROVADO COM O ENTUSIASMO DOS ALUNOS NA REALIZAÇÃO DO QUE FOI PROPOSTO.