Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ARISTÓTELES VS GALILEU: UMA ANÁLISE CRITERIOSA SOBRE O MOVIMENTO DOS CORPOS

Palavra-chaves: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, MUDANÇAS CONCEITUAIS, ARISTÓTELES Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO RESULTOU DE UMA PESQUISA REALIZADA COM 32 ESTUDANTES DO 1º ANO C DA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO DEVALDO BORGES NA CIDADE DE GRAVATÁ-PE E 24 GRADUANDOS DO 1º PERÍODO DO CURSO DE FÍSICA-LICENCIATURA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO DO CENTRO ACADÊMICO DO AGRESTE (CAA). PROCURAMOS ANALISAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS QUE ESSES ESTUDANTES TÊM COM RESPEITO AO MOVIMENTO DOS CORPOS. PARA ISSO, APLICAMOS UM QUESTIONÁRIO COM PERGUNTAS ABERTAS E DE MÚLTIPLA ESCOLHA. UTILIZAMOS GRÁFICOS E ESTATÍSTICA PARA A ANÁLISE DAS PERGUNTAS DE MÚLTIPLA ESCOLHA E O MÉTODO DE CATEGORIZAÇÃO DE BARDIN PARA AS ABERTAS. OS OBJETIVOS FORAM: VERIFICAR SE AS CONCEPÇÕES DOS ALUNOS SÃO COERENTES DE ACORDO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO; INTERPRETAR O MOVIMENTO DE QUEDA COM OBJETOS DE MASSAS DIFERENTES; DESCOBRIR SE OS ALUNOS ASSOCIAM QUE A FORÇA APLICADA SEMPRE COINCIDE COM A DIREÇÃO DO MOVIMENTO; ANALISAR A DEPENDÊNCIA DA FORÇA NO MOVIMENTO E INVESTIGAR A PRESENÇA DO PRINCÍPIO DA INDEPENDÊNCIA DOS MOVIMENTOS DE GALILEU. OS RESULTADOS APONTARAM QUE MUITOS ESTUDANTES DO 1º ANO C TÊM CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS BEM MARCANTES, CONVERGINDO COM AS IDEIAS DE ARISTÓTELES, SITUAÇÃO ESSA QUE TAMBÉM FOI ENCONTRADA NOS ESTUDANTES DO CURSO DE FÍSICA, MOSTRANDO QUE ELES RESISTEM ÀS MUDANÇAS CONCEITUAIS.

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