A AVALIAÇÃO ESCOLAR TEM SIDO OBJETO DE DISCUSSÕES COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. A MANEIRA COMO É TRABALHADA EM SALA DE AULA PERPASSA POR INÚMERAS REFLEXÕES E APRIMORAMENTO DOS MÉTODOS DE AVALIAR. O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR A APLICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA ADOTOU UMA ABORDAGEM EPISTEMOLÓGICA, PROCURANDO DEMONSTRAR UM RECORTE DA REALIDADE ESCOLAR NO SUL DO AMAZONAS E, COMO PROCEDIMENTO ADOTAMOS A OBSERVAÇÃO, REALIZADA DURANTE AS AVALIAÇÕES EFETUADAS PELOS PROFESSORES EM SALA DE AULA COMO TAMBÉM, EM MOMENTOS DE PLANEJAMENTOS BIMESTRAIS, ASSIMILANDO ASSIM, A REALIDADE DE FORMA NATURAL. NO DECORRER DA PESQUISA, OBSERVOU-SE QUE NA PRÁTICA, NÃO HOUVE MUITAS MUDANÇAS NA FORMA COMO OS PROFESSORES TRABALHAM A AVALIAÇÃO ESCOLAR. AINDA NOS DIAS DE HOJE VISUALIZAMOS UMA FUNÇÃO CLASSIFICATÓRIA, SOBRESSAINDO-SE EM RELAÇÃO A FORMATIVA.