Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTOS PRÉVIOS, DIFICULDADES Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59582
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 647
    "inscrito_id" => 8613
    "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS"
    "resumo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SÃO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE OS ALUNOS POSSUEM A RESPEITO DE ALGUM FATO OU CONTEÚDO E COM ELAS EXPLICAM GRANDE PARTE DOS FATOS QUE OS CERCAM, FAZENDO PARTE DO SEU CONHECIMENTO. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO PROBLEMA: QUAIS AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAXIAS-MA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS? ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR E ANALISAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS SOBRE A TEMÁTICA SOLOS. O PRESENTE ESTUDO COMPREENDE UMA PESQUISA DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, E FOI EXECUTADO COM UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE CAXIAS-MA. A AMOSTRA CORRESPONDEU A 28 ALUNOS. O INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS CORRESPONDEU A UM QUESTIONÁRIO, COM 3 QUESTÕES, NAS QUAIS OS ALUNOS DEVERIAM RESPONDER ATRAVÉS DE DESENHOS. PARA ANÁLISE DE DADOS FOI ESCOLHIDA A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE OS ALUNOS PARTICIPANTES POSSUEM ALGUMAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A TEMÁTICA SOLOS QUE SE RELACIONAM COM OS ACEITOS CIENTIFICAMENTE. NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE ALGUNS ENCONTRARAM DIFICULDADES EM RECONHECER OS ORGANISMOS QUE HABITAM DIRETAMENTE O INTERIOR DOS SOLOS, PODENDO CAUSAR DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, SE O PROFESSOR NÃO CONSEGUIR IDENTIFICAR. ESTE ESTUDO DEVE SUBSIDIAR OS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS FORNECE UMA FERRAMENTA INICIAL, UMA VEZ QUE PERMITE AO PROFESSOR IDENTIFICAR OS SABERES PRÉVIOS DOS ALUNOS E A PARTIR DELES, PLANEJAR SUAS AULAS E, CONSEQUENTEMENTE, POSSIBILITAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTOS PRÉVIOS, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8613_24072019111449.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEYSSY NAYRA DE MACÊDO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GEYSSY MACÊDO"
    "autor_email" => "geyssynayra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59582
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 647
    "inscrito_id" => 8613
    "titulo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS"
    "resumo" => "CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SÃO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE OS ALUNOS POSSUEM A RESPEITO DE ALGUM FATO OU CONTEÚDO E COM ELAS EXPLICAM GRANDE PARTE DOS FATOS QUE OS CERCAM, FAZENDO PARTE DO SEU CONHECIMENTO. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO PROBLEMA: QUAIS AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAXIAS-MA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS? ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR E ANALISAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS SOBRE A TEMÁTICA SOLOS. O PRESENTE ESTUDO COMPREENDE UMA PESQUISA DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, E FOI EXECUTADO COM UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE CAXIAS-MA. A AMOSTRA CORRESPONDEU A 28 ALUNOS. O INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS CORRESPONDEU A UM QUESTIONÁRIO, COM 3 QUESTÕES, NAS QUAIS OS ALUNOS DEVERIAM RESPONDER ATRAVÉS DE DESENHOS. PARA ANÁLISE DE DADOS FOI ESCOLHIDA A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE OS ALUNOS PARTICIPANTES POSSUEM ALGUMAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A TEMÁTICA SOLOS QUE SE RELACIONAM COM OS ACEITOS CIENTIFICAMENTE. NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE ALGUNS ENCONTRARAM DIFICULDADES EM RECONHECER OS ORGANISMOS QUE HABITAM DIRETAMENTE O INTERIOR DOS SOLOS, PODENDO CAUSAR DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, SE O PROFESSOR NÃO CONSEGUIR IDENTIFICAR. ESTE ESTUDO DEVE SUBSIDIAR OS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS FORNECE UMA FERRAMENTA INICIAL, UMA VEZ QUE PERMITE AO PROFESSOR IDENTIFICAR OS SABERES PRÉVIOS DOS ALUNOS E A PARTIR DELES, PLANEJAR SUAS AULAS E, CONSEQUENTEMENTE, POSSIBILITAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, CONHECIMENTOS PRÉVIOS, DIFICULDADES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8613_24072019111449.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GEYSSY NAYRA DE MACÊDO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GEYSSY MACÊDO"
    "autor_email" => "geyssynayra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEMA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SÃO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS QUE OS ALUNOS POSSUEM A RESPEITO DE ALGUM FATO OU CONTEÚDO E COM ELAS EXPLICAM GRANDE PARTE DOS FATOS QUE OS CERCAM, FAZENDO PARTE DO SEU CONHECIMENTO. DIANTE DISSO, O PRESENTE ESTUDO TEM COMO PROBLEMA: QUAIS AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CAXIAS-MA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS SOLOS? ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR E ANALISAR AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ALUNOS SOBRE A TEMÁTICA SOLOS. O PRESENTE ESTUDO COMPREENDE UMA PESQUISA DE CAMPO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA, E FOI EXECUTADO COM UMA TURMA DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA NA CIDADE DE CAXIAS-MA. A AMOSTRA CORRESPONDEU A 28 ALUNOS. O INSTRUMENTO PARA COLETA DE DADOS CORRESPONDEU A UM QUESTIONÁRIO, COM 3 QUESTÕES, NAS QUAIS OS ALUNOS DEVERIAM RESPONDER ATRAVÉS DE DESENHOS. PARA ANÁLISE DE DADOS FOI ESCOLHIDA A ANÁLISE DE CONTEÚDO DE BARDIN. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE OS ALUNOS PARTICIPANTES POSSUEM ALGUMAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE A TEMÁTICA SOLOS QUE SE RELACIONAM COM OS ACEITOS CIENTIFICAMENTE. NO ENTANTO, PERCEBE-SE QUE ALGUNS ENCONTRARAM DIFICULDADES EM RECONHECER OS ORGANISMOS QUE HABITAM DIRETAMENTE O INTERIOR DOS SOLOS, PODENDO CAUSAR DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM, SE O PROFESSOR NÃO CONSEGUIR IDENTIFICAR. ESTE ESTUDO DEVE SUBSIDIAR OS PROFESSORES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS FORNECE UMA FERRAMENTA INICIAL, UMA VEZ QUE PERMITE AO PROFESSOR IDENTIFICAR OS SABERES PRÉVIOS DOS ALUNOS E A PARTIR DELES, PLANEJAR SUAS AULAS E, CONSEQUENTEMENTE, POSSIBILITAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.