ESTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DE PESQUISA QUALITATIVA E APRESENTA A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA PONTE PARA MELHOR ENTENDIMENTO DAS DISCIPLINAS ENTRE SI. TEM POR OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR O DISCURSO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTERDISCIPLINARES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ESSA PRÁTICA DEVE ACONTECER DE MANEIRA QUE OS PROFESSORES POSSAM DESENVOLVER OS CONTEÚDOS CURRICULARES DIALOGANDO ENTRE AS DISCIPLINAS SEM DISTORCER OS OBJETIVOS A SEREM TRABALHADOS. ESSE ESTUDO FOI REALIZADO POR MEIO DE ENTREVISTA COM CINCO PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DO ENSINO FUNDAMENTAL NOS ANOS INICIAIS, NA ZONA RURAL DA PREFEITURA MUNICIPAL DE GARANHUNS, PERNAMBUCO, SEGUINDO A RESPECTIVA ORDEM: 1° ANO, 2º ANO A, 3º ANO B, 4 º ANO E 5º ANO. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE INFORMAÇÕES DOS EDUCADORES E OBSERVAÇÃO DAS PRÁTICAS UTILIZADAS EM SALA DE AULA. NA OBTENÇÃO DOS DADOS PARA A PESQUISA FORAM RELACIONADAS ALGUMAS QUESTÕES COMO A INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA COTIDIANA. PARTINDO DO PRESSUPOSTO DE QUE NÃO DEVEMOS RESTRINGIR O CONHECIMENTO APENAS A UMA ÁREA ESPECÍFICA, HAVENDO A POSSIBILIDADE DE INTERAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS E CONTEÚDOS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DOS ALUNOS E DO AMBIENTE ESCOLAR. COM OS RESULTADOS, OBSERVAMOS QUE, BOA PARTE DOS PROFESSORES PESQUISADOS PARA CONSTRUÇÃO DESTE ARTIGO NÃO COMPREENDEM A PRÁTICA INTERDISCIPLINAR, E POR FALTA DE CAPACITAÇÃO OU MESMO ESTUDOS SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE, NÃO CONSEGUEM DESENVOLVER OU RELATAM DIFICULDADES EM CORRELACIONAR OS CONTEÚDOS COM OUTRAS DISCIPLINAS.