Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR

Palavra-chaves: CULTURA ORGANIZACIONAL, INCLUSÃO, ENSINO REGULAR Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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A PARTIR DOS RESULTADOS DESSE ESTUDO PODE-SE PERCEBER QUE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A INSERÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGENS, APONTA A NECESSIDADE DE AS ESCOLAS CONHECEREM MELHOR SEUS ALUNOS POSSIBILITANDO TER UMA DEDICAÇÃO MAIOR PARA A INCLUSÃO DOS MESMOS.O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "CULTURA ORGANIZACIONAL, INCLUSÃO, ENSINO REGULAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID536_30092019232019.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ OLIVEIRA DO LIVRAMENTO" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ OLIVEIRA" "autor_email" => "beatriz.ufpe@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58550 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5086 "inscrito_id" => 536 "titulo" => "A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR. 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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO TEM COMO TEMA A INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL ESCOLAR NA INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA DO ENSINO REGULAR. ESTE ESTUDO BASEOU-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA, POIS PERCEBEU-SE QUE SERIA NECESSÁRIO UMA VIVÊNCIA E IMERSÃO NO CAMPO OBSERVADO PARA IDENTIFICAR AS CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO E DO MODO COMO ELA SE ESTRUTURA E CONVIVE SOCIALMENTE. TEVE COMO OBJETIVO COMPREENDER A PALAVRA CULTURA EM TRÊS CONCEPÇÕES PRINCIPAIS: A PRIMEIRA COMO OS MODOS DE VIDA QUE DEFINEM UM GRUPO, A SEGUNDA COMO OBRAS E PRÁTICAS DA ARTE, DA ATIVIDADE INTELECTUAL E DO ENTRETENIMENTO, E A TERCEIRA COMO UM FATOR DE CRESCIMENTO HUMANO, BEM COMO PERCEBER A CULTURA ORGANIZACIONAL DA INSTITUIÇÃO NOS TRÊS NÍVEIS FUNDAMENTAIS: O NÍVEL DOS ARTEFATOS, MANIFESTOS E PRESSUPOSTOS BÁSICOS, E COMO ELAS SE COMPORTAM PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. A COLETA DE DADOS FOI FEITA A PARTIR DE ENTREVISTAS, OBSERVAÇÕES E VISITAS À ESCOLA. PARA EMBASAR TEORICAMENTE A NOSSA PESQUISA, NOS APOIAMOS EM AUTORES COMO, BOTELHO (2001), MONTOAN (2001), ENTRE OUTROS. A PARTIR DOS RESULTADOS DESSE ESTUDO PODE-SE PERCEBER QUE OS DESAFIOS ENFRENTADOS PARA A INSERÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGENS, APONTA A NECESSIDADE DE AS ESCOLAS CONHECEREM MELHOR SEUS ALUNOS POSSIBILITANDO TER UMA DEDICAÇÃO MAIOR PARA A INCLUSÃO DOS MESMOS.

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