VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE MARCADA POR UMA SÉRIE DE ATIVIDADES MUITAS VEZES ESTRESSANTE, ESSAS SE TRATANDO DE CONDIÇÕES FISIOLÓGICAS RESULTADO DA NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO AO MEIO, A PARTIR DESSA OBSERVAÇÃO PERCEBE-SE QUE HÁ UM GRANDE AUMENTO NO NÚMERO DE PROBLEMAS EMOCIONAIS RELACIONADOS À ADOLESCÊNCIA, FASE EM QUE O INDIVÍDUO PASSA POR VÁRIAS MUDANÇAS, DENTRE ELAS HORMONAIS, É O PERÍODO QUE ELE AINDA ESTÁ NO ENSINO REGULAR, LOGO BOAS CONDIÇÕES EMOCIONAIS SÃO ESSENCIAIS PARA O CONVÍVIO EM SOCIEDADE E TAMBÉM PARA O DESENVOLVIMENTO DE SUAS ATIVIDADES ESCOLARES. NESSA PERSPECTIVA O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVALIAR O QUE O NÚCLEO GESTOR, PROFESSORES E OS ALUNOS ENTENDEM POR PROBLEMAS EMOCIONAIS, SABER QUAL É O NÍVEL DE INTERFERÊNCIA DESSES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, ALÉM DE ANALISAR NA CONCEPÇÃO DELES ESTRATÉGIAS QUE CONDUZAM ESSES PROBLEMAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL. COM ISSO, FOI TRAÇADO TRÊS CAMINHOS METODOLÓGICOS PARA QUE A OBTENÇÃO E COLETA DE DADOS TIVESSEM RETORNO PRODUTIVO E ESCLARECEDOR, DENTRE AS FERRAMENTAS UTILIZADAS NO ESTUDO ESTÃO: A DESCRIÇÃO DO ASSUNTO, O DIÁLOGO E UM FORMULÁRIO DE QUESTÕES RELACIONADAS DIRETAMENTE COM O TEMA. ATRAVÉS DOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL COMPARAR OS DADOS DE AMBAS AS PARTES ENVOLVIDAS NESTA PESQUISA, A MESMA CONFIRMOU QUE DE FATO OS PROBLEMAS EMOCIONAIS AFETAM DE MANEIRA GRANDIOSA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZADO DO INDIVÍDUO, SABER DISSO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA SE CONSTRUIR ESTRATÉGIAS QUE POSSIBILITEM AOS ADOLESCENTE REVERTEREM O MOMENTO ATUAL E INTENSO QUE CADA UM FAZ PARTE, COLABORANDO ASSIM PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PESSOAL DO INDIVÍDUO.