Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE SEMIÓTICA DE CONTO POPULAR: UMA PROPOSTA DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS APLICÁVEL AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: SEMIÓTICA, CONTO POPULAR, ENSINO FUNDAMENTAL, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 15 – Ensino de línguas Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE APLICÁVEL AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB OS ASPECTOS DA SEMIÓTICA RELACIONANDO-OS AO CONTO POPULAR, COM O INTUITO DE PROVAR O QUANTO ESSA ESFERA DO CONHECIMENTO É CAPAZ DE REVELAR AS FORMAS E OS SIGNIFICADOS DE TUDO O QUE CERCA O UNIVERSO DAS LETRAS. PARA TAL, APRESENTA-SE COMO OBJETIVO GERAL DA PESQUISA MOSTRAR QUE A ANÁLISE SEMIÓTICA PODE TORNAR-SE ATRATIVA E PRAZEROSA PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PRINCIPALMENTE QUANDO ESTÁ ALIADA A UM DOS TIPOS DE TEXTO MAIS ENCANTADORES DA CULTURA BRASILEIRA. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS, PROPOMOS: COMPREENDER A SIGNIFICAÇÃO DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CONTO POPULAR, O TEMPO, O ESPAÇO, OS SUJEITOS, REVELANDO, ASSIM, TODA A SUA ABRANGÊNCIA INTERPRETATIVA; E REVELAR DIVERSAS POSSIBILIDADES APLICÁVEIS ÀS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA FRENTE AO TRABALHO PEDAGÓGICO COM A SEMIÓTICA. ASSIM, DIVIDIMOS A ABORDAGEM EM NÍVEIS DE LEITURA COM BASE TEÓRICA NAS IDEIAS PROPOSTAS POR AUTORES QUE POSSUEM RESPALDO NA ÁREA DE ESTUDOS SEMIÓTICOS, CARACTERIZANDO A PESQUISA COMO BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. AO FINAL, REFLETIMOS SOBRE O QUANTO A INCLUSÃO DA SEMIÓTICA EM ATIVIDADES DE TURMAS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PODE SER HABITUAL, GRATIFICANTE E SIGNIFICATIVA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS A LEITURA TEXTUAL NESSE CONTEXTO PARTE DO CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO E PASSA A ENVOLVÊ-LO NO CONHECIMENTO TEÓRICO DA LINGUAGEM.

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