Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COLEÇÕES ZOOLÓGICAS: POSSIBILIDADES E INTEGRAÇÃO NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Palavra-chaves: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, COLEÇÃO DIDÁTICA, ZOOLOGIA, BIODIVERSIDADE, BIODIVERSIDADE Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59547
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4769
    "inscrito_id" => 7420
    "titulo" => "COLEÇÕES ZOOLÓGICAS: POSSIBILIDADES E INTEGRAÇÃO NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO"
    "resumo" => "TRANSFORMAR O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESFERA FUNCIONAL E CONTEXTUALIZADA, É UM DOS GRANDES DESAFIOS PARA DOCENTES E DISCENTES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA. ALÉM DO MAIS, INTERLIGAR ESTES CONCEITOS E TORNA-LOS PALPÁVEIS/COMPREENSÍVEIS, É UMA TAREFA QUE REQUER O SUPORTE DE MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA. NESTA PERSPECTIVA, FOI DESENVOLVIDO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS – FAEC/UECE – (2018), COLEÇÕES DIDÁTICAS DE ZOOLOGIA PARA SUPORTE E COMPLEMENTO PRÁTICO EM AULAS TEÓRICAS DAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS E AFINS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS; ALÉM DO USO EM DIVERSOS PROJETOS EXISTENTES NA INSTITUIÇÃO E, COMO COMPONENTES EM EXPOSIÇÕES ACADÊMICAS DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DA COLEÇÃO DIDÁTICA, ESTABELECEU UMA LIGAÇÃO AOS TRÊS PILARES EDUCACIONAIS: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. PARA A MONTAGEM FOI NECESSÁRIO UM ESTUDO TEÓRICO MINUCIOSO, OPORTUNIZANDO AOS DISCENTES ENVOLVIDOS, TRABALHAR COM PESQUISA DENTRO DE SUA FORMAÇÃO. NO CONTEXTO DO ENSINO, RESSIGNIFICA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MELHORANDO A ABSORÇÃO DO CONTEÚDO, DESPERTANDO NOS ALUNOS UM SENSO CRÍTICO E INVESTIGATIVO E TORNANDO-OS ATIVOS. PARA A EXTENSÃO, REPRESENTOU UM LIMÍTROFE ENTRE SOCIEDADE E UNIVERSIDADE, VIABILIZANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS PARA OS CIDADÃOS, ESTUDANTES E PROFESSORES ENVOLVIDOS. DESTARTE, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A COLEÇÃO DIDÁTICA TEVE UM PAPEL IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO EDUCATIVO/FORMATIVO DOS INDIVÍDUOS, SENDO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO HOJE EM DIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, COLEÇÃO DIDÁTICA, ZOOLOGIA, BIODIVERSIDADE, BIODIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7420_26092019225412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILANE RIBEIRO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "EDILANE (LANY)"
    "autor_email" => "edilaneribeiro816@gmail.c"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59547
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4769
    "inscrito_id" => 7420
    "titulo" => "COLEÇÕES ZOOLÓGICAS: POSSIBILIDADES E INTEGRAÇÃO NO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO"
    "resumo" => "TRANSFORMAR O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESFERA FUNCIONAL E CONTEXTUALIZADA, É UM DOS GRANDES DESAFIOS PARA DOCENTES E DISCENTES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA. ALÉM DO MAIS, INTERLIGAR ESTES CONCEITOS E TORNA-LOS PALPÁVEIS/COMPREENSÍVEIS, É UMA TAREFA QUE REQUER O SUPORTE DE MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA. NESTA PERSPECTIVA, FOI DESENVOLVIDO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS – FAEC/UECE – (2018), COLEÇÕES DIDÁTICAS DE ZOOLOGIA PARA SUPORTE E COMPLEMENTO PRÁTICO EM AULAS TEÓRICAS DAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS E AFINS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS; ALÉM DO USO EM DIVERSOS PROJETOS EXISTENTES NA INSTITUIÇÃO E, COMO COMPONENTES EM EXPOSIÇÕES ACADÊMICAS DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DA COLEÇÃO DIDÁTICA, ESTABELECEU UMA LIGAÇÃO AOS TRÊS PILARES EDUCACIONAIS: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. PARA A MONTAGEM FOI NECESSÁRIO UM ESTUDO TEÓRICO MINUCIOSO, OPORTUNIZANDO AOS DISCENTES ENVOLVIDOS, TRABALHAR COM PESQUISA DENTRO DE SUA FORMAÇÃO. NO CONTEXTO DO ENSINO, RESSIGNIFICA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MELHORANDO A ABSORÇÃO DO CONTEÚDO, DESPERTANDO NOS ALUNOS UM SENSO CRÍTICO E INVESTIGATIVO E TORNANDO-OS ATIVOS. PARA A EXTENSÃO, REPRESENTOU UM LIMÍTROFE ENTRE SOCIEDADE E UNIVERSIDADE, VIABILIZANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS PARA OS CIDADÃOS, ESTUDANTES E PROFESSORES ENVOLVIDOS. DESTARTE, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A COLEÇÃO DIDÁTICA TEVE UM PAPEL IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO EDUCATIVO/FORMATIVO DOS INDIVÍDUOS, SENDO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO HOJE EM DIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, COLEÇÃO DIDÁTICA, ZOOLOGIA, BIODIVERSIDADE, BIODIVERSIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID7420_26092019225412.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDILANE RIBEIRO DO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "EDILANE (LANY)"
    "autor_email" => "edilaneribeiro816@gmail.c"
    "autor_ies" => "UECE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

TRANSFORMAR O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESFERA FUNCIONAL E CONTEXTUALIZADA, É UM DOS GRANDES DESAFIOS PARA DOCENTES E DISCENTES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA. ALÉM DO MAIS, INTERLIGAR ESTES CONCEITOS E TORNA-LOS PALPÁVEIS/COMPREENSÍVEIS, É UMA TAREFA QUE REQUER O SUPORTE DE MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA. NESTA PERSPECTIVA, FOI DESENVOLVIDO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS – FAEC/UECE – (2018), COLEÇÕES DIDÁTICAS DE ZOOLOGIA PARA SUPORTE E COMPLEMENTO PRÁTICO EM AULAS TEÓRICAS DAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS E AFINS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS; ALÉM DO USO EM DIVERSOS PROJETOS EXISTENTES NA INSTITUIÇÃO E, COMO COMPONENTES EM EXPOSIÇÕES ACADÊMICAS DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DA COLEÇÃO DIDÁTICA, ESTABELECEU UMA LIGAÇÃO AOS TRÊS PILARES EDUCACIONAIS: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. PARA A MONTAGEM FOI NECESSÁRIO UM ESTUDO TEÓRICO MINUCIOSO, OPORTUNIZANDO AOS DISCENTES ENVOLVIDOS, TRABALHAR COM PESQUISA DENTRO DE SUA FORMAÇÃO. NO CONTEXTO DO ENSINO, RESSIGNIFICA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MELHORANDO A ABSORÇÃO DO CONTEÚDO, DESPERTANDO NOS ALUNOS UM SENSO CRÍTICO E INVESTIGATIVO E TORNANDO-OS ATIVOS. PARA A EXTENSÃO, REPRESENTOU UM LIMÍTROFE ENTRE SOCIEDADE E UNIVERSIDADE, VIABILIZANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS PARA OS CIDADÃOS, ESTUDANTES E PROFESSORES ENVOLVIDOS. DESTARTE, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A COLEÇÃO DIDÁTICA TEVE UM PAPEL IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO EDUCATIVO/FORMATIVO DOS INDIVÍDUOS, SENDO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO HOJE EM DIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.