TRANSFORMAR O ENSINO DE BIOLOGIA EM UMA ESFERA FUNCIONAL E CONTEXTUALIZADA, É UM DOS GRANDES DESAFIOS PARA DOCENTES E DISCENTES EM PROCESSO DE FORMAÇÃO ACADÊMICA. ALÉM DO MAIS, INTERLIGAR ESTES CONCEITOS E TORNA-LOS PALPÁVEIS/COMPREENSÍVEIS, É UMA TAREFA QUE REQUER O SUPORTE DE MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS PARA UMA APRENDIZAGEM EFETIVA. NESTA PERSPECTIVA, FOI DESENVOLVIDO NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE CRATEÚS – FAEC/UECE – (2018), COLEÇÕES DIDÁTICAS DE ZOOLOGIA PARA SUPORTE E COMPLEMENTO PRÁTICO EM AULAS TEÓRICAS DAS DISCIPLINAS ESPECÍFICAS E AFINS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS; ALÉM DO USO EM DIVERSOS PROJETOS EXISTENTES NA INSTITUIÇÃO E, COMO COMPONENTES EM EXPOSIÇÕES ACADÊMICAS DENTRO E FORA DA UNIVERSIDADE. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DA COLEÇÃO DIDÁTICA, ESTABELECEU UMA LIGAÇÃO AOS TRÊS PILARES EDUCACIONAIS: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. PARA A MONTAGEM FOI NECESSÁRIO UM ESTUDO TEÓRICO MINUCIOSO, OPORTUNIZANDO AOS DISCENTES ENVOLVIDOS, TRABALHAR COM PESQUISA DENTRO DE SUA FORMAÇÃO. NO CONTEXTO DO ENSINO, RESSIGNIFICA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, MELHORANDO A ABSORÇÃO DO CONTEÚDO, DESPERTANDO NOS ALUNOS UM SENSO CRÍTICO E INVESTIGATIVO E TORNANDO-OS ATIVOS. PARA A EXTENSÃO, REPRESENTOU UM LIMÍTROFE ENTRE SOCIEDADE E UNIVERSIDADE, VIABILIZANDO NOVAS EXPERIÊNCIAS PARA OS CIDADÃOS, ESTUDANTES E PROFESSORES ENVOLVIDOS. DESTARTE, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A COLEÇÃO DIDÁTICA TEVE UM PAPEL IMPRESCINDÍVEL NO PROCESSO EDUCATIVO/FORMATIVO DOS INDIVÍDUOS, SENDO UMA ALTERNATIVA VIÁVEL PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO OFERTADO HOJE EM DIA.