O PRESENTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE RELATAR A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA DURANTE A DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR II DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UFRPE – UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS. A PRÁTICA FOI DESENVOLVIDA A PARTIR DE UM DIAGNÓSTICO EMBASADO NA TEORIA ESTUDADA, NAS OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS FEITAS. DESSE MODO, O PROJETO DIDÁTICO PENSADO A PARTIR DA REALIDADE DE UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO GERAL A) POSSIBILITAR ÀS CRIANÇAS O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA NA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR-LETRANDO ENVOLVENDO A EXPLORAÇÃO DO GÊNERO POEMA. E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS BUSCOU-SE A) PROMOVER O RECONHECIMENTO DO GÊNERO E DAS RIMAS NA COMPOSIÇÃO SONORA DAS PALAVRAS PRESENTES NA HISTÓRIA CONTADA; B) EXPLORAR OS SENTIDOS DO CORPO HUMANO POR MEIO DE ELEMENTOS DE SUAS VIVÊNCIAS ESTABELECENDO A RELAÇÃO ENTRE SIGNIFICADO E SIGNIFICANTE; C) EXPLORAR AS CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS PRESENTES NO POEMA ATRAVÉS DE PESQUISAS C) AMPLIAR O REPERTÓRIO LINGUÍSTICO CRIANDO NOVAS RIMAS ATRAVÉS DA PERCEPÇÃO DA PRONÚNCIA DE ALGUMAS PALAVRAS E AS SEMELHANÇAS DOS SONS EMITIDOS; D) INCENTIVAR, ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL, O USO SOCIAL DA LÍNGUA E EXPLANAÇÃO DE SUAS PRODUÇÕES AOS INTERLOCUTORES ESCOLHIDOS POR CADA ALUNO. ORIENTADO POR ESSES OBJETIVOS, OS RESULTADOS DA PESQUISA ENVOLVERAM UMA TROCA EXPONENCIAL DE CONHECIMENTOS PARA O APRIMORAMENTO DA VISÃO DA DOCÊNCIA COMO POLIVALENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL, BEM COMO, ATRAVÉS DO TRABALHO REALIZADO, FOI POSSÍVEL PROMOVER O RECONHECIMENTO DA LÍNGUA COMO FORMA CULTURAL E COGNITIVA DE AÇÃO SOCIAL.