Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE SOBRE A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DE OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES NAS FALAS DE FUTUROS PROFESSORES.

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, EXPERIMENTAÇÃO, OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS, CONCEPÇÕES, CONCEPÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DIAGNOSTICAR POSSÍVEIS OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS PRESENTES NA FALA DE FUTUROS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA, SOBRE QUAL O CONHECIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE QUE ELES POSSUEM EM TORNO DO TEMA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS. COMPREENDE-SE QUE A EXPERIMENTAÇÃO TEM SIDO UTILIZADA COMO UMA ESTRATÉGIA QUE PODE COLABORAR NA AQUISIÇÃO DOS CONCEITOS CIENTÍFICOS ESTUDADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS, SE ELA FOR UTILIZADA DE FORMA PEDAGOGICAMENTE CORRETA. POR ESTA RAZÃO, TORNA-SE IMPORTANTE ENTENDER QUE TIPO DE CONHECIMENTO PROFISSIONAL, OS LICENCIANDOS TÊM CONSTRUÍDO AO LONGO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL, JÁ QUE SE NÃO FOREM BEM TRABALHADOS, PODEM GERAR OBSTÁCULOS EPISTEMOLÓGICOS NA SUA FUTURA PRÁTICA COMO PROFESSORES. NESTE SENTIDO, ESSA PESQUISA SE CARACTERIZA COMO QUALITATIVA, ASSUMINDO A FORMA DE LEVANTAMENTO. PARA OPERACIONALIZAÇÃO DESTE ESTUDO, UTILIZOU-SE UM QUESTIONÁRIO ABERTO, COM 14 LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA. A ANÁLISE DE DADOS FOI FEITA A PARTIR DA CATEGORIZAÇÃO DESCRITA NOS TRABALHOS DE LACERDA (2008) E SIMÕES NETO (2009), BEM COMO SE OBSERVOU A PRESENÇA DOS OBSTÁCULOS VALORATIVO E EXPERIENCIAL NA FALA DOS SUJEITOS DE PESQUISA. EM RELAÇÃO AOS RESULTADOS ALCANÇADOS, OBSERVOU-SE QUE AS FALAS DOS LICENCIANDOS ESTAVAM ALINHADAS DE FORMA EXPRESSIVA COM O OBSTÁCULO VALORATIVO, VISTO QUE AS CONCEPÇÕES ASSUMIDAS MOSTRARAM QUE OS LICENCIANDOS POSSUEM POUCO CONHECIMENTO SOBRE O TEMA, O QUE FIZERAM ESTES SE PRENDEREM A VISÃO DA CIÊNCIA COMO UMA VERDADE ABSOLUTA, NA QUAL APENAS OS ASPECTOS CIENTÍFICOS DA EXPERIMENTAÇÃO SÃO SUPERVALORIZADOS. DESSA FORMA, OS SUJEITOS DA PESQUISA VALORIZAM MAIORMENTE OS CONTEÚDOS E CARACTERÍSTICAS CIENTÍFICAS DOS CONTEÚDOS, E EM NENHUM MOMENTO LEVARAM EM CONSIDERAÇÃO A EXPERIMENTAÇÃO A PARTIR DE SEUS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS. ASSIM SENDO, SUGERIMOS QUE ESTES RESULTADOS PODEM TER SIDO PROVOCADOS PELA POUCA DISCUSSÃO DO TEMA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DESTES SUJEITOS, O QUE PODE INTERFERIR NAS PERSPECTIVAS PROFISSIONAIS DESSES FUTUROS PROFESSORES, SENDO NECESSÁRIO QUE ESTE TEMA POSSA SER MAIS BEM INTENSIFICADO NOS ESPAÇOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA.

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