Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA VIOLÊNCIA URBANA POR ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: VIOLÊNCIA URBANA, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ESTUDANTES, PERIFERIA Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESTE TRABALHO APRESENTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA VIOLÊNCIA URBANA ENTRE ESTUDANTES QUE RESIDEM EM ÁREAS DOMINADAS POR FORÇAS PARAMILITARES, NO MUNICÍPIO DE BELFORD ROXO, ESTADO DO RIO DE JANEIRO. TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO IDENTIFICAR OS SENTIDOS QUE ESTUDANTES, NESTE CONTEXTO, ATRIBUEM ÀS SUAS REPRESENTAÇÕES E ÀS SUAS PRÁTICAS. A BASE DA INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA ESTÁ FUNDAMENTADA NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MOSCOVICI E NA SUA ABORDAGEM COMPLEMENTAR – A TEORIA DO NÚCLEO CENTRAL DE ABRIC. COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADOS O TESTE DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS E DADOS DA SECRETARIA ESCOLAR. PARA A OBTENÇÃO DO NÚCLEO CENTRAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS FOI UTILIZADO O SOFTWARE EVOCATION 2000. OS DADOS REVELARAM O ESTUPRO COMO A VIOLÊNCIA MAIS NUCLEAR NA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ESTUDANTES. CONTUDO, PARA OS MENINOS ESTÁ FORTEMENTE RELACIONADO AO LATROCÍNIO E ÀS AGRESSÕES FÍSICAS SEGUIDAS DE MORTE. ENQUANTO QUE, PARA AS MENINAS, TEM FORTE CORRELAÇÃO COM O ASSASSINATO DE MULHERES. EMBORA SEJA UM ESTUDO DE CASO, A PESQUISA REVELA A IMPORTÂNCIA DE UMA REFLEXÃO PROFUNDADA DA PRÁTICA DO ESTUPRO OU DA CULTURA DO ESTUPRO QUE NÃO DEVE FICAR DE FORA DAS DISCUSSÕES ESCOLARES, NEM TÃO POUCO À MARGEM DAS DISCUSSÕES CRIMINOLÓGICAS NO BRASIL.

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