O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR OS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO ATUAL DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA, PERMITINDO A ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO PRÓPRIAS E ADEQUADAS A CADA ALUNO EM PARTICULAR, EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE JUREMA- PI NA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA O ALCANCE DOS OBJETIVOS FOI NECESSÁRIO REALIZAR UMA PESQUISA IN LOCO, ENVOLVENDO PROFESSOR E COORDENADOR PEDAGÓGICO, TENDO COMO FOCO A AVALIAÇÃO APLICADA COM ALUNOS ESPECIAIS, CONSIDERANDO AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DURANTE TODO O PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, UTILIZOU-SE DE APORTE TEÓRICO FUNDAMENTADO EM AUTORES QUE ABORDAM ESSA TEMÁTICA, NO INTUITO DE MELHOR COMPREENDER ESSE ESTUDO. PERCEBE-SE QUE A ESCOLA E EQUIPE PEDAGÓGICA ESTÃO CAMINHANDO NO CAMINHO CERTO EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO UTILIZADA NA TURMA OBSERVADA, POIS REALIZEM UM TRABALHO FOCADO NO ALUNO E NO SEU DESENVOLVIMENTO INTEGRAL NO DECORRER DO PROCESSO DE ENSINO.